EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDA FEIRA, DIA 30 DE ABRIL DE 2012
SOBRE O BLOG PISO SALARIAL AGORA
1. ANTECEDENTES
Deliberadamente só hoje nos animamos a tecer uns poucos comentários sobre a reunião de quinta feira passada. Era prudente. Neste meio tempo conversamos com alguns colegas e analisamos juntos as nuances do evento. Neste espaço público não vamos lavar roupa suja. Nos limitaremos a provocar uma discussão sobre o que era essencial e não foi abordado de maneira satisfatória. Confessamos aqui nosso desapontamento. Houve quem nos telefonasse preocupado. Nada mais nos abala. Ao longo desses últimos cinco anos de sobressaltos, de provocações, insultos, ataques de hacker, informações falsas que nos fazem chegar para que o blog seja desacreditado, nada mais nos surpreende.
A preocupação da Dra. Glayddes com o blog é antiga. Há quase cinco anos fomos levados por ela à presença da dra. Silviane, na quarta vara, onde pairava uma acusação segundo a qual um contato nosso teria subtraido um despacho da dra. Milena que ainda não havia sido publicado e nós o teríamos publicado no blog.Na ocasião fomos até a secretaria da quarta vara acompanhado pela profa. Sandra Melo. Como em todos os eventos que participamos, não estávamos sozinho. Por uma mera coincidência tínhamos no bolso o tal despacho impresso pelo SINDESP com o timbre SINDESP INFORMA que nos fora enviado por fax pelo colega Fernando Luz. A acusação caiu por terra. O documento supostamente furtado tinha sido obtido do SINDESP e entregue a ele pela própria advogada. A dra. Silviane que queria nos dar um pito, baixou a voz e resolveu nos dar conselhos para manter em sigilo algumas informações. Mas, nem assim houve pedido de desculpas.
Quanto à quarta vara, este blog sempre a tratou com o merecido respeito fazendo sempre referencias elogiosas às dignas magistradas Dra. Milena, Dra Christiane e Dra. Kaline.
Quanto à quarta vara, este blog sempre a tratou com o merecido respeito fazendo sempre referencias elogiosas às dignas magistradas Dra. Milena, Dra Christiane e Dra. Kaline.
2. "O BLOG ESTÁ BOMBANDO"
O blog já está no ar há mais de cinco anos. A sua longevidade mostra a determinação de quem o administra, mesmo diante de sabotagem, agressões pessoais, ação de hackers, etc. Neste lapso de tempo já foram publicadas mais de 1.090 postagens. Sua audiência média subiu, nos últimos dias de 600 visitas para 1.100 visitas diárias. É único. Não tem concorrentes. O único que existiu foi um calote. Inconsequente e efêmero teve um alto custo financeiro, nada informou, nada produziu. Este blog nunca dependeu de ajuda financeira de ninguém. Devido a sua grande audiência já nos foram oferecidos patrocínios que foram prontamente recusados. Não temos chancela e nem tutela de nenhuma empresa. E ele tem custo. Quando uma máquina quebra há gastos com a sua recuperação e sua substituição. Para montar um post que vocês leem em alguns minutos são dispendidas algumas preciosas horas. Colhemos a informação através de fontes via telefone cujas contas, todos os meses atingem valores altíssimos. Por vezes temos que nos deslocar a algum lugar como ultimamente (quarta vara, TRT, SINDESP, APESC). Em média temos reuniões semanais com nosso pequeno grupo já identificado aqui. A edição leva tempo. Fazemos um rascunho às vezes. Outras vezes somos surpreendido pela notícia no meio da rua. Temos que usar o IPAD cujos recursos não dominamos ainda. Elaborar um bom texto que possa ser de leitura leve e agradável, ilustrar com figurinhas e gifs animados para tornar a visita ao blog algo palatável, leva um tempo considerável.
"O blog está bombando" sim e isto nos traz o conforto e a convicção de que estamos na direção certa.
3. O BLOG É UTILIZADO PARA FINS POLÍTICOS
Segundo Aristóteles de Estagira ( 384 a.C – 322 a.C.) homem é um animal político (Zoon Politikon ). Platão ( 428/427 a.C– 348/347 a.C.) nos ensina que ser político deveria ser objeto da dedicação de todos. Leia mais no link O mito da Caverna.
Feitas estas considerações, reafirmamos que o blog PISO SALARIAL AGORA é,assumidamente, um instrumento político-ideológico. A luta reivindicatória por nós assumida é uma luta política. Não existe neutralidade em luta reivindicatória. O nosso embate é político na expressão plena do termo. Combatemos, de modo sistemático, a má fé dos vassalos do governador, suas mentiras, seus sofismas, a prepotência do Hitler tupiniquim. Há quem reclame de nossas expressões duras e de nossas críticas. Quem começou a agressão? Quem está nos está oprimindo? Diz Bertolt Brecht: "Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem". Este blog não faz política partidária. Não faz política paroquial rasteira. Não faz apologia de políticos. Não se envolve em eleições em qualquer nível. Não está comprometido com partidos políticos.
É aconselhável que antes de criticar o blog sem conhecê-lo possam essas pessoas visitá-lo e fazer algumas leituras como por exemplo a obra de Foucault e de Gramsci, ou pelo menos, o Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago (1922-2010).
4. POR QUE O BLOG FOI CRIADO
O blog foi criado para preencher uma lacuna que deveria ser ocupada pelo SINDESP, o patrono da causa PISO SALARIAL. Os mecanismos de divulgação do SINDESP são caros e carecem de uma dinâmica que só a internet é capaz de oferecer. Utiliza os jornais e a panfletagem. Quanto custa um aviso de reunião no Jornal O POVO ou no Diário do Nordeste? A panfletagem atinge apenas os poucos professores que ainda estão em atividade.
Algumas vezes reproduzimos, por nossa conta, os avisos do SINDESP. Quanto custou ao sindicato a divulgação através do blog? Zero real.
5.QUAIS OS OBJETIVOS DO BLOG:
A.Informar sobre o andamento do processo rasgando uma cortina de silêncio. Combater a omertá, o silêncio obsequioso que acaba por esconder as malandragens do adversário e, por conta disso, torna os que calam cúmplices da crueldade do governo.
Assegurar o direito à informação garantido pela Carta Magna no Título II Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos,artigo 5º parágrafo XIV - é assegurado o direito à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
B. Catalisar o processo. Em química o catalisador é uma substância que acelera uma reação química, mas não se incorpora a reagentes e produtos e pode ser recuperada ao final do processo. Neste blog foram informadas múltiplas iniciativas de um pequeno grupo que tiveram a repercussão esperada: foram nossos memorais, nossas petições ao TST, ao STF, nossa visita ao STF documentada em foto aqui publicada.
C. Denunciar as manobras subreptícias da PGE sem concessões, sem medo.
D. Falar, mesmo sem delegação de competência, por aqueles que já não podem mais falar,tombados nas margens da estrada. Enfim, cultivar a esperança e a certeza da vitória para os explorados e humilhados professores das universidades estaduais do Ceará.
Parodiando Carlos Marighella, não devemos pedir licença a ninguém para lutar pelos nossos direitos mais legítimos.
E. Promover o debate abrindo espaços para comentários que, dentro de uma linguagem condizente com a academia, são publicados sem nenhuma censura.
Reafirmamos aqui o que dissemos na reunião. O blog vai continuar na mesma direção sem mudar uma virgula. Prosseguiremos na nossa caminhada até a vitória final ou ... a parada total de nossos motores.
Lembrando o saudoso João do Vale em tempos de censura quando alguém lhe disse: "João tem cuidado estás falando demais". E João do Vale respondeu: "De falar eu posso até deixar, mas não deixo de pensar".
A semana, embora mais curta, promete. Mantenha-se ligado (a) no blog.
Voltaremos a comentar os aspectos relevantes que deveriam ser tratados, mas não receberam os esclarecimentos satisfatórios.
Voltaremos a comentar os aspectos relevantes que deveriam ser tratados, mas não receberam os esclarecimentos satisfatórios.