Queridos amigos, queridas amigas
Ainda no clima de natal vamos reproduzir aqui o artigo da profa. Sylvia Leão, nossa colega, professora de Filosofia da UECE

Quase havia me esquecido de ser Natal!
Desacostumada há anos da Missa do Galo, dos pais em aguardo com a mesa posta, dos a


Da rua, eu me lembro, as portas das casas abertas, os a

Ainda há, na casa que hoje guardo em meus sonhos, no canto direito da cozinha, embaixo do basculante de vidro caraquento , o fogão branco, asas de ágata, tampas verdes e o botão vermelho do forno. De lá , daquela misteriosa caverna escura por dentro, exalavam os cheiros da Grande Noite, gratinados em chamas azuis, novinhas como o brilho das estrelas.
A toalha, a mesma, anos após anos, bordada a mão com árvores, pontes de bambu, cachos de uvas, riachos com garças, gueixas várias em atividades diversas, pagodes a cada palmo de mão e florzinhas e florzinhas e florzinhas que eu contava deitada no chão, pelo avesso, até ficar sonolenta.


Hoje já é quase Natal! Meus pais morreram, a casa está à venda, meus filhos crescidos provavelmente estão pensando como eu pensava na idade deles.
Eles ficarão conosco, por obrigação, até a meia noite! Não haverá surpresas embaixo da cama, cada um já escolheu o seu presente. Vou ver se eles se dispõem a ir à missa, não precisa ser a do Galo, qualquer uma serve, convenço-me, o que vale é a intenção!
A toalha japonesa está amarelada, com muitas manchas e pequenos furos, guardo-a com carinho, de lembrança apenas, não tem mais utilidade. A porcelana, mesmo incompleta, será usada. O faqueiro de prata, pedirei emprestado à minha irmã, ela o herdou.
O peru de Natal, que até hoje não gosto, ocupará o centro da mesa, das minhas lembranças. Não haverá cadeiras na calçada, pois não há amizade na vizinhança. A família se partiu com a partilha da herança, os bens herdados não foram os que constam no inventário.
Aguardo, oh! como a


Ser nascido, de novo, é poder ser contemplado. Não estar só, eis o maravilhoso e simples do Natal!
Sylvia Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário