JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A GRAVATA E O PROFESSOR - ESCREVE MARCONDES ROSA


EDIÇÃO DE HOJE, DIA DO PROFESSOR, DIA 15 DE OUTUBRO DE 2009

QUERIDOS(AS) E SOFRIDOS(AS) COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS

Ao final de mais um Dia do Professor, que passou em brancas nuvens, temas algumas informações.

A comissão criada na última assembléia está se reunindo uma vez por semana. Hoje houve reunião no SINDESP. Foi disponibilizada uma sala com computador e impressora, ambos novos. Falta melhorar a refrigeração e instalar a internet para que o blog do SINDESP seja colocado no ar.

Discutimos vários assuntos. A publicação da carta do prof. Cajuaz, a elaboração de uma convocação para a categoria.

Entramos em contato com a Dra. Glayddes Sindeaux que se encontra em Brasília tratando de assuntos de nosso interesse, inclusive mantendo contatos com escritórios de advocacia locais. Amanhã certamente teremos novidades.
Ficamos sem internet grande parte do dia na UECE por conta de pane na rede nacional de pesquisas á qual estão vinculadas as universidades públicas.
Só agora pudemos acessar a caixa postal e receber um excelente artigo do nosso colega Prof. Marcondes Rosa, velho companheiro de APLEC (Associação dos Professores Licenciados do Estado do Ceará) da qual ele foi presidente.
A APLEC foi uma entidade da categoria que era mais progressista que a antiga APEOC. sempre se manifestou a favor de nossas greves nos anos negros da ditadura. Sofreu retaliações e foi arbitrariamente fechada. Pontificaram também na APLEC Benito Melo e Jaime Alencar (falecidos) e o querido amigo Manuel Aguiar Arruda ex-presidente da UEE (União estadual dos Estaudantes). Vamos ao artigo do prof. Marcondes Rosa, publicado sem a autorização do mesmo. Tomamos a liberdade de repercutí-lo aqui. Com certeza ele não vai se zangar. Vamos pois degustar o artigo do prof. Marcondes Rosa

Diz Marcondes Rosa:

O dia e caminhada do professor evocam-me, desde o início dos anos 2000, o artigo que escrevi em 17.10. 2001 abaixo.

Que todos – os que são professores – tenham um feliz “Dia do Professor”

***

A GRAVATA E O PROFESSOR

Marcondes Rosa de Sousa

O Povo – 17.10.2001

“Dia do professor. Recebi de presente uma gravata. Tenho vontade de me enforcar com ela”. É mensagem que, de professor universitário, recebo por via e1etrônica. Com ela, artigos vários. Todos sob o tom do “não há o que se comemorar”. O dia inteiro, como outro qualquer. Salvo as escolas fechadas. Um só telefonema a destoar: Parabéns, hoje é nosso dia – rejubila-se uma colega.

Por instantes, fico a pensar na farisaica convivência, em nossa sociedade entre retórica e realidade,. quando o tema é o professor. Ator importante, nesta “era do conhecimento”. Afinal, a economia (todo repetem) não mais se gera na fazenda, na indústria ou nos bancos, mas na escola. E a inclusão social não se opera a não ser pela escolaridade, única via para a distribuição da renda. Essa retórica, contudo, não chegou à contabilidade, que não tem formas de escriturar a “propriedade intelectual”. Enquante isso, os professores, nas filas dos crediários e dos bancos, continuam a amargar mil vergonhas. Róseos tempos já tivemos. Foi quando a música popular e a literatura decantavam a normalista. Ou quando os professores do velho Liceu do Ceará ostentavam vencimentos iguais a nossos desembargadores.

Uma repórter me desperta dos sonhos nostálgicos. Ela quer invadir-me a intimidade dos contracheques. Em pauta, os ditos “supersalários” da Universidade Federal do Ceará (UFC), requentados sob piada de revista nacional. Em casa, à noite, ouço com orgulho o filho Leonardo, com sua Banda Matutaia, após apresentação no “Ceará Music”, construindo castelos da fama por vir, na contramão da via do pai.

Ante o espelho, vejo-me ao peito não medalhas nem gravatas. Apenas cicatrizes de um peito dilacerado. Marcas em mim deixadas pela vida. Sinais de marcas outras que deixei nos alunos. No peito, decerto, a honra e o respeito. E isso me basta. Tal qual César, ouso afirmar: “Vim, vi, venci”.

Marcondes Rosa de Sousa é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ex- presidente do Conselho de Educação do Ceará.

2 comentários:

Anônimo disse...

Telmo, não vou falar do artigo do Marcondes, mas do pronunciamento do senador João Pedro sobre o dia do professor, ontem à noite no Senado, em que comentou o posicionamento do governador Cid Gomes ao entrar na justiça contra o novo salário mínimo proposto para os professores. Os termos usadospor ele me fizeram pensar que seria interessante enviar uma cópia do artigo da Sílvia para ele: joaopedro@senado.gov.br

Coema

Gilberto Telmo disse...

Prezada Coema
Já enviamos para o senador João Pedro a carta aberta da profa. Sylvia Leão e mais algumas informações. Gostaríamos de saber o que foi que realmente o senador falou no senado sobre o nosso dia.
Obrigado pela colaboração
Gilberto Telmo