JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

UTILIDADE PÚBLICA: Curso “A universidade moderna: modelos, desafios, pesquisa e produção científica”

EDIÇÃO DE HOJE,.TERÇA FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2012

ANO VI POSTAGEM 1003
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Atendendo solicitação de uma amiga mui especial nossa colega de sofrimento, vamos publicar no blog uma informação de utilidade pública.

 Curso “A universidade moderna: modelos, desafios,
     pesquisa e produção científica”

Local:  FAE/UFMG                 Data: 02 de abril a 05 de maio de 2012

Projeto da Escola de Altos Estudos da CAPES e do Programa de Pós-Graduaçaõ da FAE/UFMG, em parceria com a UnB e a UFAC
                           
Coordenação: Profa. Lucíola Santos       Email:      luciolaufmg@yahoo.com.br 

1.  Objetivos: (a) discutir criticamente os desafios atuais que perpassam pelos
sistemas universitários na sociedade do conhecimento; (b) mostrar e demonstrar, com atividades práticas, como passar do pesquisar e do refletir para o escrever, e do escrever para o publicar.

2. Ementa: A formação e o desenvolvimento dos sistemas universitários; modelos de universidade -  suas relações com grupos de poder, e suas mudanças e transformações; economia do conhecimento - classificações e rankings; a nova gestão pública e sua repercussão na universidade; novas formas de se trabalhar no campo da educação comparada; responsabilidade social e ética da universidade; a importância da produção acadêmica; como superar a síndrome do papel em branco; trabalhos práticos de elaboração de texto; princípios e critérios da boa publicação e a escolha do periódico.

3. Através do curso, pretende-se criar oportunidades para 
  • oferecer subsídios à discussão sobre as transformações dos sistemas universitários
  • desenvolver a reflexão crítica sobre o sistema universitário brasileiro, e consolidar o pensamento crítico
  • discutir e aplicar táticas e estratégias para desenvolver e melhorar a produção escrita tendo em vista a publicação de artigos e livros científicos no Brasil e nos grandes centros acadêmicos de excelência
·        desenvolver instrumentos de fomento do intercâmbio acadêmico internacional
·        desenvolver e consolidar os programas de pós-graduação e de pesquisa.

4. O curso será ministrado por Robert Cowen, Professor Emérito da Universidade de Londres, Instituto de Educação e Pesquisador Sênior da Universidade de Oxford. 
Professor Robert Cowen é um acadêmico e pesquisador de renome internacional por ser um dos maiores especialistas contemporâneos em educação comparada e políticas de ensino superior.  Tem sido Professor Visitante em universidades de prestígio em cerca de 30 países dos diferentes continentes, e conferencista principal em congressos internacionais de grande tradição  acadêmica. Tem ainda liderado projetos como Consultor para a UNESCO,  o British Council e o Banco Mundial.  Foi também consultor em projetos de avaliação da pós-graduação da CAPES. Sua produção acadêmica é muita extensa. É ainda membro de Conselhos Editoriais de periódicos internacionais de excelência. É considerado um orientador de dissertações e teses de alta competência.
5.  O curso destina-se, preferencialmente, a professores e alunos da pós-graduação da área de educação da FAE/UFMG, UnB e UFAC e professores de universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas.

6. Duração e período: o curso terá a duração de 5 semanas, de 03 de abril  a 02 de maio de 2012.

7. Formato, vagas e atividades: o curso será nas modalidades presencial (30 vagas) e a distância via teleconferência (60 vagas), com atividades on-line. Nas terças e quartas pela manhã serão realizadas as palestras, seguidas de seminários. Haverá tradução simultânea.Outras atividades incluem discussão em grupos e reuniões individuais.

8. Serão atribuídos 03 créditos, equivalentes aos das disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da UFMG aos aprovados na avaliação final. Aqueles que optarem pela pela não-avaliação, receberão um certificado de participação.

9. Inscrição e seleção: os candidatos deverão se inscrever na sua instituição que deverá encaminhar à Professora Lucíola Santos, por email,   luciolaufmg@yahoo.com.br , uma lista com o nome de cada interessado, email, sumário de currículo e um parágrafo dizendo a razão do interesse no curso, até 29 de fevereiro. Na primeira semana de março será feita a seleção dos estudantes e lhes será enviado um boleto bancário (exigido pela UFMG) para a inscrição em disciplina isolada.

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