3a. EDIÇÃO DE HOJE, QUINTA FEIRA, DIA 05 DE ABRIL DE 2012
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS "Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto!..."
O mundo intelectual do Ceará perde um de seus membros mais ilustres. A UECE perde um de seus mais competentes professores do curso de Letras. O PISO SALARIAL perde um pioneiro lutador. Morre o prof. ITAMAR FILGUEIRAS.
José Itamar de M. Filgueiras era membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa, cadeira 23 e da Academia Cearense de Letras, tinha 67 anos e faleceu em consequência de complicações cardíacas. Conhecemos o Itamar ainda na década de 1960 quando começamos a militar no magistério. Reencontramos-nos no Centro de Humanidades quando discutíamos há mais de doze anos questões salariais. Itamar faz parte desta luta. É um pioneiro. Há cerca de três anos encontramos Itamar na av. D. Luiz envergando seu indefectível jaleco de professor. Conversamos um pouco. Falamos da luta pelo PISO SALARIAL. Ele se mostrou esperançoso. E parte na hora em que nossa vitória se consolida.
Vai querido companheiro. Parte na convicção de que legastes a todos um exemplo de dignidade. Um abraço fraterno.
Registramos aqui, pesaroso, nossa manifestação de solidariedade aos seus amigos e familiares nesta hora difícil..
Nota do blog:
O velório do prof. Itamar Filgueiras vai acontecer a partir das 20 horas na Funerária Ethernus na Padre Valdevino quase esquina com Barão de Studart. Amanhã, ao final da tarde será cremado.
Leia a notícia na edição on line do Diário do Nordeste:
Morre o professor cearense Itamar Filgueiras
Diário do Nordeste Online | 16h13m | 05.04.2012
Faleceu na tarde desta quinta-feira (5), aos 66 anos, o professor cearense de português Itamar Filgueiras. De acordo com o Hospital São Carlos, onde estava internado por problemas no coração, Itamar sofreu uma parada cardíaca às 14h e não resistiu.
O professor era considerado referência no ensino de português no Estado e fazia parte da Academia Cearense de Letras, ocupando a cadeira de número 5. Itamar começou como professor em 1966 e desde então não parou de lecionar. O professor fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, onde deu aulas por 20 anos.
Segundo colegas, Itamar era um referencial no magistério. "O Itamar ainda representa um marco no ensino da língua portuguesa, é uma perda muito grande para a educação do Estado e para os professores daqui", declarou o ex-colega de trabalho e também professor de português Diego Pereira.
O Master Concursos divulgou nota de pesar sobre a morte de Itamar. "Hoje, 5 de Abril, Deus toma de volta para Si a vida de um filho dedicadíssimo à sua profissão: a Arte de Ensinar. E como sabia fazê-lo bem feito! Havia um jeito especial, incomparável, na forma como transmitia os conhecimentos para todos seus alunos e alunas, fossem jovens, adultos ou idosos. Falece um exímio professor de Português, nosso ilustre Mestre Itamar Filgueiras. Ele era, indubitavelmente, um artista nato no ensino da Língua Portuguesa, essa língua que era um dos amores de sua vida. O Master Concursos sente imensa e profundamente a perda do nosso Gênio do Português. Saudades eternas."
Itamar Filgueiras deixou três filhos. O velório acontece na funerária Ethernus, na Aldeota, a partir das 20h.
Atenção: O governador do estado em exercício é o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Arísio Lopes de Castro. Seria oportuno que ele reimplantasse o PISO SALARIAL, cumprindo determinação do Supremo Tribunal Federal. Quem se habilita a procurá-lo com esta sugestão?
Um comentário:
Colegas:
É uma perda imensurável para a Educação a partida do Prof. Itamar, um mestre competente e amante incondicional da arte de ensinar. Fui aluno dele, ainda no antigo Primário, e meus filhos, hoje pós-graduados, fizeram o cursinho preparatório de Português para o vestibular. Só admiração, só elogios; o Prof. Itamar vai ficar na história da Educação do Ceará. E ocupa, para sempre, um lugar especial no coração de todos que tiveram o privilégio de aprender e de conviver com ele.
Postar um comentário