JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CAJUAZ ESTÁ DE VOLTA COM SUAS REFLEXÕES: VITÓRIA DE PIRRO??? NÃO!!!

EDIÇÃO DE HOJE, SEXTA FEIRA, DIA 19 DE ABRIL DE 2013
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
(atualizado às 10:51h)
A expectativa de um breve e favorável desfecho aumenta entre os substituídos desse longo processo que navega nas cortes de justiça do país desde 1992. É um longa e penosa trajetória onde mais de duzentos e dez companheiros ficaram à margem e muitos outros se encontram   alquebrados pela ação inexorável do tempo, abatidos pelas canseiras da vida e fragilizados por dificuldades financeiras insuperáveis e enfermidades diversas que afetam o corpo e a mente.
Só a insensibilidade de um governo sádico, personalista e megalomaníaco poderia patrocinar tanta infâmia através de recursos embasados no sofisma, no embuste, na afronta e no deboche ao poder judiciário. 
A demora na tramitação de processos no TRT  faz aumentar o grau de ansiedade dos sobreviventes. A ansiedade está registrada nos elevados índices de audiência que nos últimos dois dias superou a média diária  das 600 visitas. Ontem o provedor registrou 708 acessos e hoje, até as 10:51 h, já são registradas 372 visitas.
E, na medida em que os dias vão passando, essa audiência tende a aumentar. A angústia e o desencanto, compreensíveis nestas circunstâncias,  também!
Em nome dessa expectativa ousamos fazer um apelo público aos ilustres relatores, em cuja integridade acreditamos piamente, para que possam agilizar os procedimentos e, com a afirmação da justiça, façam cessar em definitivo essa  lenta agonia, esse pesadelo. 
Deleitemo-nos agora com o excelente artigo de nosso mestre prof. Cajuaz Filho:


                                                          VITÓRIA  DE PIRRO?

       Uma das  características do mundo antigo ,e ao que parece do atual,  era a barbárie. Imperava  a lei do mais
forte. Guerras e mais guerras ,  quase sempre sem motivo algum  e com um único objetivo: alargar seus domínios territoriais à custa de vidas humanas. Barbaridade! Hoje também  é  a lei do faroeste e a  do  abuso do poder que dominam.
       A História registra muitas   destas  catástrofes . Aqui   quero me reportar às que houve entre Roma e o Épiro acontecidas   nos anos 280 a.C e 279 a.C. , já faz muito tempo, respectivamente, a de Heracleia e a  de Ásculo que explicam o título epigrafado.
        Nessas batalhas, venceu o Rei do Épiro, Pirro, mas essa vitória lhe custou perdas irreparáveis no  seu exército.
        No regresso, com os louros da vitória, ao ser cumprimentado por  um seu vassalo pela grande vitória,  Pirro  disse que uma outra vitória como esta o arruinaria completamente.
        Assim a expressão  “Vitória de Pirro “ ficou consagrada  para significar  uma vitória  conseguida com grande  dificuldade  e acarretadora  de grandes prejuízos .É evidente que toda vitória exige um grau de dificuldade muito grande e acarreta também  prejuízos de todas as ordens. Desse modo, pode-se dizer que “Vitória de Pirro é  uma metáfora  para descrever uma vitória que, de tão sacrificada, de tão desgastante , tornou-se uma  vitória inútil.
       Os professores das universidades estaduais vêm, por meio do seu sindicato, travando uma batalha violenta contra o abuso  do poder executivo cearense para o reconhecimento de um direito conquistado no governo de Gonzaga Mota: o piso salarial,surrupiado no governo Tasso. Se as de Pirro  duraram apenas dois anos, a dos professores já dura vinte e seis.
      Nesse período,  houve grandes vitórias no Supremo Tribunal Federal  e no Tribunal Superior do Trabalho. A preocupação agora é que elas não se transformem em Vitória de Pirro . Os perdedores , o Estado, debochando  da Justiça e ridicularizando- a  dizem: Vocês ganharam, mas não vão levar. Querem apostar?
     Que insensatez!  Que barbaridade! Que ridicularidade 
(assim mesmo)! Que desrespeito! Se é  assim, acabe-se com o Poder Judiciário. Para que ele existir se não for para fazer valer a justiça, apanágio da democracia? Não terá mais serventia. Voltará  o mundo a viver a barbárie e  sua bandeira será :Quem for podre que se quebre. Volta a lei do mais forte.
    Será isso verdade. Acredito que não. Se não, por que tanta demora em finalizar  com o sofrimento de tantos que esperam  bradar aos quatro cantos do Estado do Ceará :A força do direito e da justiça  derrotou o direito da força! A justiça, intemerata e intimorata, reconhece o direito de quem o tem. Se assim for, o mundo estará vivendo Idade de Ouro dos tempos primordiais. Que Beleza!
    Os professores não estão pedindo favores. Se tivessem perdido em todas as instâncias, tenho certeza ,  já tinham enfiado  a viola no saco e tinham ido bater em outra freguesia. Eles ganharam.  Agora, que se faça justiça, mesmo que desabe o céu e desagrade os poderosos.        Que  seja  executado, com urgência, porque justiça tardia é injustiça, aquilo que a Corte maior da Justiça brasileira  decidiu como direito líquido e ordenou que fosse cumprido: a reimplantação do piso salarial dos professores das universidades estaduais do Ceará. Nada de temores dos poderosos, nada de medo de revanchismo  dos perdedores .Coragem! Destemor! Justiça!
       Foi esta nossa saga judicial uma Vitória de Pirro? Não,não e não!!!.Foi uma Vitória da Justiça.
               Por isso uma pergunta inocente: O que falta para acabar com esta pendenga ?
                                                                        Prof.Cajuaz

Comentário do blog:


Com certeza, querido amigo Cajuaz, a história não se repetirá.Não acontecerá a vitória de Pirro ((318 a.C.272 a.C.).A nossa vitória será maiúscula. Será uma vitória de  Alexandre da Macedônia(356 a.C - 323 a.C), o príncipe invencível que jamais foi abatido em uma batalha, ou de Júlio César (100 a.C.-  44 a.C) que proclamou: "Veni, vidi, vici". E este será nosso grito, brevemente. 
O braço poderoso da justiça se abaterá de maneira implacável sobre os caloteiros que nos oprimem obrigando-os a restabelecer nossos legítimos direitos.
E o sol brilhará espantando, em definitivo, as trevas do sadismo, da prepotência e determinando o fim de nosso longo pesadelo.

"É com o triunfo da vida que estamos lutando, reivindicando para que nossos direitos constitucionais sejam restabelecidos".
Profa. Sandra Melo - pioneira da luta pela reimplantação do PISO 



E, contra a prepotência do Governo do Estado e de seus áulicos,  fiquemos com o poeta Chico Buarque na interpretação da imortal Clara Nunes:





Nenhum comentário: