JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

domingo, 9 de junho de 2013

DEU NA MÍDIA: ARTIGO DO PROF. MOURÃO NO JORNAL O POVO

EDIÇÃO DE HOJE. DOMINGO, DIA 09 DE JUNHO DE 2013
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Reproduzimos aqui, na íntegra, artigo do prof. Mourão publicado na edição de ontem do jornal O POVO. Leiamos:


Ando preocupado com a Justiça do meu país. Além da dificuldade em julgar, posto que se leva anos e mais anos para chegar a uma decisão definitiva, e quando acaba, os próprios entes do Poder Público, não cumprem as sentenças dela emanadas.
Temos um exemplo que clama, aqui no Ceará. É o processo que rola há mais de 24 anos contra o Governo do Estado, patrocinado por um grupo de professores das universidades estaduais. O famoso e trágico piso salarial.

Foi assim: o governo de Gonzaga Mota instituiu o piso salarial. Vivíamos os tempos da reconstrução democrática do país, com uma Assembleia Constituinte em curso etc. Foram levantadas dúvidas sobre a legitimidade da conquista dos docentes. Assumiu o governo Tasso Jereissati. Apesar de, na campanha, ele ter mandado carta aos professores prometendo a implantação, pouco tempo depois o pagamento do piso foi suspenso. “Quem acha que tem direito que vá procurá-lo na Justiça.”
Os professores foram obrigados, portanto, a buscar na Justiça os seus direitos. E, apesar das marchas e contramarchas - mais de 20 anos – percorrendo todas as instâncias jurisdicionais, findaram por vencer até no famoso Supremo Tribunal Federal. Assunto encerrado. Causa vencida. Isso tem quase dois anos.
O governo Cid Gomes, por meio de sua Procuradoria Geral, tem feito um esforço hercúleo para protelar a aplicação da sentença. Fica arguindo e repetindo os mesmos chavões, quando nem recursos cabem mais. Mostra a clara intenção de empurrar com a barriga as ordens judiciais. Foi, inclusive, considerado como litigante de má-fé. Isso tudo contra professores que sempre foram, em suas carreiras, dignos profissionais docentes, que fizeram dessa universidade uma grata referência no ensino superior do Nordeste.
Para quem apelar? Esse governo mostra, com toda clareza, que não tem respeito para com seus antigos colaboradores. Não prioriza a educação. Não respeita as decisões judiciais das mais altas cortes do Brasil. Passa a clara ideia que está acima de tudo. Vai continuar assim até o fim do mandato. Nem aí para a Justiça...
É preciso que se estabeleçam a ordem e a justiça. Agora, apelar para quem, se até à Justiça o  Governo Estadual não obedece?
 Antônio Mourão
a_mourao@hotmail.com


Médico, antropólogo e professor universitário

Nosso comentário (não publicado pelo jornal O POVO):

As portas dos tribunais superiores, TST e STF, já se fecharam para as apelações abusivas do governo do estado que não quer pagar o PISO SALARIAL mesmo perdendo em todas as instâncias da Justiça; Esperamos que o TRT não mais acolha recursos protelatórios e que a justiça se faça respeitar.
Nota do blog: Oportunamente, só para lembrar, vamos publicar no blog a carta do Tasso dirigida aos professores das IES estaduais quando da sua campanha para o exercício do primeiro mandato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caros colegas:

Muito bom o artigo do Prof. Mourão. Retrata a nossa indignação frente a tamanha injustiça. Mostra também a prepotência do governo estadual, que até agora conseguiu protelar o pagamento dos nossos direitos, deixando de cumprir, impunemente, as decisões judiciais.

Anônimo disse...

A quem interessar possa: acabei de falar (10.06.13 às 9h5min) com a secretaria geral do TRT e me foi confirmado o seguinte:

1) Foi convocado para dar quorum ao julgamento de nossas ações (e já conformou presença) o Desembargador Durval César, membro da 1ª. Turma;

2) A seção dar-se-á no PLENO do TRT e não na sala da 3ª. Turma;


3) A seção, por solicitação de seus membros, sofrerá pequeno atraso e deverá iniciar a partir das 14h30min!

E Viva a Republica; a Justiça e o Vto! Viva!

Prof. Célio Andrade.