JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A INTERNET FACILITA A VIDA DE QUEM ODEIA: REFLEXÕES DE LEANDRO KARNAL

EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDA-FEIRA, DIA 25 DE SETEMBRO DE 2017
CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS AMIGAS

Leandro Karnal é doutor em história pela USP e professor da UNICAMP
De seu livro Todos Contra Todos O Ódio Nosso de Cada Dia, pinçamos algumas frases que nos convidam a fazer uma ampla reflexão sobre o momento que estamos vivenciando.


A INTERNET FACILITA A VIDA DE QUEM ODEIA

“Se a globalização fez com que bobagens alcançassem escala global, a internet maximizou a expressão de ódio, de intolerância, de exacerbação de preconceitos e da violência da linguagem. Mas a internet não cria o sentimento de ódio, talvez apenas torne o mais evidente aquilo que só se daria no campo do relacionamento pessoal...”
“O pior do ódio social, que é universal, agora pode ser dirigido sem custos. Numa comunidade, as relações são pessoais. Na rede, deletérias...”
“É errado, portanto, dizer que a internet transformou as pessoas em odiosas. Mas o fato é que gera mais tranquilidade no exercício desse ódio. O enter é tão destruidor quanto qualquer outra coisa. Antes da internet, matar dava trabalho. Agora, incito o ódio com um clique...”
“Junte a proteção do anonimato e da distância, o senso de identidade do ódio e acrescente um terceiro elemento importante: posso a todo instante dialogar com todos. Isso me empondera. Imagine se no passado alguém teria acesso ao universo de pessoas em todo o mundo que temos hoje? Hoje com um simples post, posso enlamear, e isso também diz respeito à chamada “pós-verdade”. Não preciso ter mais compromisso, algo diferente da mentira. A mentira é usada por alguém que tem a noção da verdade. Quando minto, falto com a verdade. A “pós-verdade” é quando não considero isso relevante. Não me importa saber se é verdade. O que importa é a sua eficácia... “
“É a Realpolitik no seu grau extremo. Não se trata mais da consciência maquiavélica, de que o príncipe deve parecer revelar piedade. Maquiavel ainda tinha compromisso com a verdade. ‘Pareça não importa que você seja’. Ao dizer isso, está definindo que o príncipe deve ter consciência que precisa mentir. Hoje, não. As pessoas divulgam um post totalmente fantasioso e isso canaliza o seu ódio. Repassam mensagens com informações falsas no seu Whatsapp. Essa informação falsa e repetida sucessivas vezes concentra tanto ódio que aqueles que se opõem é que obviamente são considerados mentirosos...”
“A gratidão é um peso, a vingança é um prazer...”

Fiquemos agora com  johnny Mathis interpretando Tender is the Night


BOA NOITE!!!

Nenhum comentário: