JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quarta-feira, 1 de maio de 2019

DIA DO TRABALHADOR: HISTÓRIA E AMEAÇAS

EDIÇÃO DE HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA  1º DE MAIO DE 2019
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

HISTÓRIA

MANIFESTAÇÃO DO DIA DO TRABALHADOR EM FORTALEZA

A data de 1º de maio dia do Trabalhador foi instituída nos Estados Unidos em 1884 em um congresso de sindicalistas que lutavam pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. O evento mais marcante da data foi uma greve geral deflagrada em 1º de maio de 1886 com a participação de mais de 340.000 trabalhadores.A reação contra as lideranças do movimento do movimento sindical foi de extrema crueldade. Cinco deles foram presos,condenados à morte e enforcados no dia 11 de novembro de 1887.

No Brasil a vinda de imigrantes contribuiu para a organização dos trabalhadores que em 1917 deflagraram uma greve geral. Em 1925 o presidente Artur Bernardes decretou feriado no dia 1º de maio.
O registro mais importante do dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT em 1º de maio de 1943.  

AMEAÇAS

As perseguições contra os trabalhadores já se manifestaram em uma reforma trabalhista do governo anterior que deformou o texto da CLT em prejuízo de direitos já consagrados

No início do atual governo o Ministério do Trabalho foi transformado em uma secretaria subordinada ao Ministério da Economia. Era o prenúncio de uma série de atos hostis contra os trabalhadores. Fala-se até na extinção da Justiça do Trabalho.
E agora sob pretexto de cobrir um suposto rombo na previdência que, se verdadeiro, deve ser atribuído à sonegação de grandes empresas e malversação dos recursos querem cobrar a conta da grande massa de trabalhadores de baixos salários. E mantêm preservados direitos adquiridos de mlitares, políticos e membros do judiciário. Para a grande massa de trabalhadores não há garantias sobre direitos adquiridos.
Entre outas mudanças na aposentadoria por idade e tempo de contribuição há ainda o aumento exorbitante da alíquota de contribuição da previdência e a criação de um sistema de capitalização. Leiamos o que diz a publicação NOVA ESCOLA: (leia a matéria completa usando o link).
Regras para docentes mulheres ficam mais duras na aposentadoria
Não haverá mudança de tempo de contribuição para professores homens, apenas de idade. Para mulheres, regras para se aposentar se igualarão às dos homens em sala de aula.

Outra grande ameça aos trabalhadores em educação é a censura que se impõe ao seu trabalho na sala de aula desrespeitando a garantia constitucional da liberdade de cátedra. Estudantes são estimulados a denunciar professores. Isso é ditatorial!
Na sequência as declarações públicas da negação de recursos para os cursos de filosofia e sociologia. Isso é obscurantismo!
O corte de verbas para as universidades públicas federais com o ridículo pretexto de que haveria balbúrdia. Será que o tal ministro, leigo em questões de educação, sabe ao menos o que é balbúrdia.Isso é patrulhamento e mordaça nas universidades.

Às páginas tantas de seu autobiográfico Solo de Clarineta, Érico Veríssimo conta uma passagem de sua infância em uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul que não tinha ainda luz elétrica e nem médico. Seu pai era farmacêutico. Nos finais de semana apareciam pessoas feridas de faca ou de acidente. Nos fundos da farmácia seu pai improvisara um ambulatório. À noite quando ia fazer curativos levava o pequeno Érico para auxiliá-lo. A função do garoto era segurar uma vela acesa para que seu pai pudesse pensar as feridas dos pacientes. Era tudo o que ele podia fazer. Já no final da vida o autor de Incidente em Antares comentava: "É dever de todo intelectual segurar uma vela para espantar as trevas da ignorância".
REAGE BRASIL!!!
Fiquemos agora com o poema de Eduardo Alves da Costa NO CAMINHO COM MAIAKOVSKI




Com MP4 - PESADELO









Nenhum comentário: