JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

domingo, 16 de setembro de 2007

É HORA DE SUPERAÇÃO


EDIÇÃO DE HOJE, domingo, dia 16 de setembro de 2007

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

(Fernando Pessoa)

Caríssimos amigos, caríssimas amigas:

No inicio do ano, coube-nos a honrosa tarefa de representar o corpo docente, como orador, na solenidade única de colação de grau da UECE.

Vamos reproduzir, por ser oportuno, alguns trechos extraídos do discurso proferido por ocasião da solenidade de colação de grau da turma de concludentes de 2006.1 em 05/01/2007.


... Ao longo do tempo, vivenciamos um galopante processo de pauperização do corpo docente, da nossa sofrida categoria. Processo caracterizado pelo imenso desrespeito à dignidade dos profissionais da educação, desacato aos mais comezinhos princípios de direitos humanos e até às superiores decisões da justiça. Os professores da UECE, meus caros formandos, não necessitam de comiseração, de piedade, de caridade. Os professores da UECE e seus colegas que mourejam nas escolas públicas do ensino fundamental e médio cobram, apenas e tão somente, o respeito a sua dignidade, o pleno direito à cidadania e, em uma só palavra, justiça...

...O que fazer para sobreviver com dignidade e preservar nossa Universidade isenta das tentações, das más influências de suas congêneres que já ingressaram no caminho perverso da privatização?
Não temos fórmulas mágicas. No nosso labor cotidiano aprendemos a provocar algumas reações químicas de pequena dimensão e até a exercer sobre elas um controle relativo. Mas, não temos fórmulas mágicas sejam elas do acervo da química ou da alquimia. Aprendemos a lutar, em todos os tempos, contra o arbítrio, contra a humilhação, mas os cenários se modificaram...

...Unidos estudantes, professores e servidores seremos imbatíveis na construção de um projeto eficaz, na elaboração de estratégias que possam fortalecer a nossa instituição. Não podemos cultivar o silêncio obsequioso, mas, mesmo praguejando contra a escuridão é necessário e fundamental acender uma vela para espantar as trevas da insegurança e da incerteza... Mais que nunca vale o Lumen ad Viam (do brasão da UECE)...

...Acodem-nos aqui frases do discurso de Chaplin em O Grande Ditador:
“O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.
Vamos concluir propondo a todos cultivar uma grande utopia, com um pensamento de Herbert de Souza, o Betinho, um cidadão, um semeador de utopias. “
“Utopia? Sim, pode ser, mas que pode se transformar em realidade. Afinal nascemos para isso, para superar os limites e as situações que nos desumanizam e encontrar caminhos da nova humanidade, aquela que construímos com a nossa ação, da cidadania, da democracia. Com a miséria e a violência a democracia é uma mentira. E sem a democracia a vida civilizada é impossível”.

Prof. Gilberto Telmo Sidney Marques

_________________

Frase para a semana: "A esperança... um sonho feito de despertares" (Aristóteles, filósofo grego 384-322 aC)


Bom domingo! Boa semana!

Habitue-se a visitar o blog todos os dias (ou noites).

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, amigo Prof. Telmo!
devido viagens constantes, não tenho participado como gostaria das reuniões n Sindesp. No entanto, tenho acompanhado pari passu suas informações e motivações neste site. Quero me congratular com você e dizer, em alto e bom som, que sua colaboração só engrandece a quem tem amor pela educação, não é mercenário e crê que é possível transformar o mundo, a partir de si próprio. Estou com você, como todos os que crêem na vida, no amor e na vitória da justiça. estamos vencendo: 'Libertas quae sera tamen'. Necessitamos de unidade, mas quem só pensa no próprio bolso, esquece que é a unidade que nos apresenta um novo amnhecer para todos e cada um. Professor Telmo, vá em frente, conte conosco. Podemos ser poucos, mas somos muitos. Um grande abraço. Professor Pedro.

Gilberto Telmo disse...

Muito obrigado meu caro prof. Pedro Bezerra. Tenho sentido muito a sua ausência mas, sei que espiritualmente você continua do nosso lado, do lado esquerdo do peito, do lado do coração. Estivemos desabafando por conta de algumas incompreensões de colegas desavisados, mas, ao mesmo tempo fortalecemo-nos na solidariedade que nos tem sido prestada por velhos e valorosos companheiros. Com certeza venceremos.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Bom dia prof Telmo, mais um movimento no processo. Um recurso tens alguma novidade sobre isso.