JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

QUEM SOMOS NÓS?


EDIÇÃO DE HOJE, quinta feira, dia 15 de novembro de 2007

Queridos amigos, queridas amigas:

Lembramos a todos que amanhã é dia de reunião no SINDESP às 9:00 horas. Até lá.

O texto abaixo nos deve conduzir à reflexão nesta data que lembra a proclamação da República (res publica)e, para nós, lembra também o descumprimento de uma determinação da justiça ocorrida há exatamente um mês por serviçais do governo do estado. Leiamos com atenção:


Bem cedo, como se-me tornou hábito, leio o “Blog” do prof. Telmo, criado com a finalidade precípua da publicação de cada passo dado, desde agosto desse ano, no gládio legal entre nós- os professores da Universidade Estadual do Ceará, e o Governo do Estado do Ceará, sobre o “piso salarial”.

Quem somos nós, os professores, que há vinte anos lutamos esperançosos de que a justiça seja legalmente cumprida? Somos antes de tudo homens! Diariamente acordamos (sim!, porque muitos de nós, os professores, pereceram nesses vinte anos!) e dedicamos todas as preciosas horas da nossa existência a que permaneça aceso o fogo sagrado da humanidade, o sagrado fogo da sabedoria. A dizer, com Hegel: dedicamos toda a nossa juventude às nossas ciências. Dedicamos as nossas vidas, o nosso amoroso empenho, o nosso esforço inteligente, as nossas horas sem limites entre o dia e a madrugada, os dias úteis e os finais de semana, a que essa querida Universidade Pública se mantivesse erguida, pelo nosso esforço comum. Os milhares de alunos da Universidade Estadual do Ceará, que semestre após semestre, aprendem conosco, tal nós aprendemos com os nossos mestres, o legado cultural da Filosofia, das Ciências, das Artes e das Letras, a que instaurem mais justas e mais dignas formas de viver, do que as que vivemos hoje.
Não fossem bastantes mais de vinte anos de peleja a que um direito nosso fosse reconhecido pela justiça, como justo; não fosse bastante o Supremo Tribunal Federal, ter-nos dado ganho de causa; não fosse bastante a Quarta Vara da Justiça Regional do Trabalho ter ordenado a reimplantação do piso, ainda não houve, por parte do Governo do Estado do Ceará, o cumprimento efetivo da execução da ordem. Ora, quem de nós não conhece o dito “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”? Sobre nós, abatem-se inúmeras formas da lei, como se “inimigos” o fôssemos, dos que assumiram os dignos papéis de guardiões das instituições do Estado do Ceará. Entre a Justiça e a Lei, há aproximações e distanciamentos. A lei deveria ter o fim de realizar a justiça. Caso contrário, as leis se tornariam inócuas, uma vez que passam a ganhar existência própria com permissão a que se autonomizem e favoreçam as hermenêuticas contingenciais, com fins igualmente circunstanciais. Estamos vivendo exatamente esse momento, ou pelo menos assim o percebo eu: com a finalidade de que a justiça- que nos deu ganho de causa, não seja prontamente cumprida, porque há-de sê-lo, inexoravelmente, estamos às mercês, de medidas que, sem dúvida, são legalmente cabíveis, mas igualmente sem dúvida, cada vez mais se distanciam do cumprimento da Justiça. Afinal, o que estamos a esperar, nós , os professores? O mínimo, o cumprimento da justiça. Isso é pedagógico às partes em pugna: nós e o Governo do Estado, aprendemos igualmente, embora as lições não sejam as mesmas: nós aprendemos que não somos escravos do Governo, somos homens livres e concursados publicamente , para o exercício das nossas profissões e que o Governo do Estado não é um medieval senhor feudal, tampouco uma majestade absolutista. Igualmente estamos submetidos à Lei: nós estamos e o Governo também o está. Não estamos sob o “o Estado sou eu”, estamos sob a égide da República! Aliás, não é esta, a forma moderna de governar, a ser comemorada amanhã
Sylvia Leão
Dpto.de Filosofia , UECE.
É isso profa. Sylvia Leão, vamos por a boca no trombone.Não vamos permitir que um déspota e seus lacaios possam pretender retirar de nós direitos legítimos assegurados pelo Supremo Tribunal Federal

Nenhum comentário: