EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE HOJE, domingo, dia 02 de dezembro de 2007
Aqueles que comprometeram grande parte de sua vida com a Instituição UECE fazem a diferença sim. E nesse sentido queremos homenagear, ainda que simbolicamente, alguns idealistas que seguraram a UECE durante esses mais de trinta anos, permitindo que ela chegasse até os dias de hoje. Com certeza a comunidade cearense deve mais aos antigos professores da UECE que aos sucessivos governos. Governos que impuseram à Instituição, sofrimento, humilhações e incertezas.
As universidades públicas estaduais - UECE, URCA e UVA - atravessam a sua pior crise. O governo aposta no pior. Quer provar, pelo absurdo, que a universidade pública e gratuita é inviável. E promove sua asfixia reduzindo sua verba de custeio em mais de 30%, eliminando totalmente os investimentos. Retendo de maneira arbitrária os recursos da conclusão das obras da biblioteca, da construção do restaurante universitário, da vila olímpica e do hospital veterinário.
A responsabilidade da crise cabe exclusivamente ao governo do estado. Governo que do alto de uma prepotência sem limites, ignora e descumpre as determinações da mais alta corte de justiça do País.
Dentro desse contexto, dedicamos esse post aos colegas professores da UECE.
Não podemos esmorecer. Daqui para a frente não há mais recuos. A sociedade cearense a qual servimos, nossos alunos, os familiares dos colegas falecidos, nossos filhos e até nossos netos esperam de nós a persistência na luta pela sobrevivência da Universidade pública gratuita e com ensino de qualidade.
E a sobrevivência digna das universidades públicas estaduais do Ceará passa, inexorávelmente pelo resgate da nossa própria dignidade.
Registramos aqui nossa homenagem a duas pessoas que fazem a diferença: a primeira é o companheiro Jacinto Luciano que, com sua sapiência veterinária tem transmitido muita fé e muita alegria nas nossas manhãs de sexta feira.
E, atendendo a um colega que se manifestou em outro post, fazemos um apelo para que nos brinde neste espaço com algumas pérolas de seu imenso acervo de máximas veterinárias.
Através do Jacinto homenageamos a todos os amigos da Faculdade de Medicina Veterinária, a pioneira, e também aos companheiros e companheiras cujos cabelos a neve do tempo tingiu de branco, mas não logrou soterrar o ânimo e a disposição de luta.
A outra homenagem também é dirigida a alguém da gloriosa Veterinária. Trata-se da profa. Lineuda por quem temos especial admiração, pela sua luta incessante, pela sua integridade, pela sua dedicação, pelo seu exemplo edificante, pelo que ela sempre representou e representa para a instituição UECE.
Através desses ícones estendemos nossa homenagem a todos os companheiros e companheiras que, ao longo desse tempo de saudável convivência, aprendemos a admirar e em cujos olhos aprendemos a ler a palavra esperança.
Um grande e afetuoso abraço
2 comentários:
Prof Telmo, parabéns por essas páginas ilustradas por alguns heróis da resistência.Admiro cada vez mais a persistência incansável de vocês professores da UECe.Como ex-aluna luto do lado de cá em cada oportunidade que encontro para dar mais apoio e visibilidade a essa causa justa e que já deveria ter sido encarado e resolvida pelo governador do Estado como a atitude mais responsável e sensata de sua parte.Um abraço a todos.
Prof. Telmo, sou acadêmico do curso de Direito, e aluno de um Procurador do Estado do Ceará. Fiquei indignado com o total desrespeito à decisão transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal. Vou levar esse caso à discussão em sala de aula e perguntar a esse mesmo professor, se o que estamos aprendendo em sala, funciona somente na teoria?!
Até onde aprendi, o descumprimento de uma decisão configura em ato atentatório à dignidade da justiça. Ato este, praticado pelos mesmos que ensinam que não devemos silenciar diante de tal fato. Pelo que vi, esse professor(que está diretamente ligado ao processo dos Srs.) é adepto do velho ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Peço aos Srs. Professores da UECE, que não silenciem! Façam valer os seus direitos!
Postar um comentário