Rubens de Azevedo (30 de outubro de 1921 - 17 de janeiro de 2008, Fortaleza) é um astrônomo e escritor criador em 1947 da primeira associação amadora de astronomia do Brasil, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), e em 1948 fundar o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion e também, a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. Foi professor assistente de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará e membro do Instituto do Ceará.
Embora seja fato pouco conhecido, o Brasil tem uma tradição voltada para o estudo e observação da bela Luna, mas que por alguma razão, por nós desconhecida, acabou se perdendo ao longo dos anos. Nesta página estaremos tentando resgatar pelo menos uma parte dessa memória histórica nacional e incentivar a atual e as novas gerações a retomar o estudo e observação lunar em seus vários níveis. Com o tempo iremos preencher as lacunas temporais com a ajuda de todos vocês que tem algum material, registro e imagens históricas que possa nos enviar para este resgate da nossa memória cultural e científica.
Resumo Histórico
1947/1948 - O astrônomo cearense Rubens de Azevedo cria a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), e, funda o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion.
1947/1948 - Em São Paulo, Rubens de Azevedo cria a Sociedade Brasileira de Selenografia.
1948 - Rubens de Azevedo desenha o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, medindo 80 cm.
1955 - Em 26 de março de 1955 Jean Nicolini fazia o primeiro registro de um evento de TLP por um observador brasileiro. O evento foi observado no Promontório Eraclides. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1956 - Em 17 e 18 de novembro de 1956 Jean Nicolini, Rubens de Azevedo, P. Gonçalves e R. Argentiere observaram uma atividade anormal nas crateras lunares de Tycho, Kepler, Proclus, Manilus e Beyrgius. Todas essas observações foram feitas no Telescópio Refletor de 300mm de Jean Nicolini. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 19 de julho de 1969 R. Azevedo observou brilho incomum em Censorinus. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 19 de julho de 1969 R. Azevedo observou brilho incomum em Biot. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 15 de novembro de 1969 R Azevedo e J.Fernandes observaram brilhamento incomum. Censorinus. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário