JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

QUEM FOI RUBENS DE AZEVEDO




Rubens de Azevedo (30 de outubro de 1921 - 17 de janeiro de 2008, Fortaleza) é um astrônomo e escritor criador em 1947 da primeira associação amadora de astronomia do Brasil, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), e em 1948 fundar o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion e também, a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. Foi professor assistente de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará e membro do Instituto do Ceará.
O astrônomo cearense Rubens de Azevedo é autor entre outros dos seguintes livros: Selene*, a lua ao alcance de todos; Lua degrau para o infinito; No mundo da Estelândia; Na era da Astronáutica; Lenda feita de pedra; O cometa de Halley e a Bandeira Nacional. Foi pioneiro ao criar, em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), e, em 1948 fundar o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion e também, a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. No mesmo ano, desenhou o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, com 80 cm, que se encontra exposto no Museu Nacional de Astronomia.Durante um eclipse lunar, descobriu um vale lunar, cuja existência foi confirmada por observatórios chilenos, os quais à época, sugeriram à União Astronômica Nacional a atribuição do nome "Vale Azevedo".Descobriu também um fenômeno Lunar Transitório na Cratera Aristarco, confirmado pelo astronauta Edwin Aldrin quando em órbita lunar.Foi professor de Selenografia na Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, professor assistente de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará. Fundou o Observatório Astronômico da Paraíba e participou durante seis anos como membro ativo do Lunar International Observers Network, criado pela Nasa para assessorar as missões Apolo. É responsável pela instalação de associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil. É pioneiro na luta pela implantação de um planetário no Ceará. O professor Rubens de Azevedo continua morando em Fortaleza. Desenvolveu estudos sobre astronomia e particularmente sobre a Lua, sendo uma das mais respeitas autoridades astronômicas mundiais.
*A palavra "Selene", é de origem grega e, significa Lua.

......................................................

Acervo Histórico da Observação Lunar no Brasil
Embora seja fato pouco conhecido, o Brasil tem uma tradição voltada para o estudo e observação da bela Luna, mas que por alguma razão, por nós desconhecida, acabou se perdendo ao longo dos anos. Nesta página estaremos tentando resgatar pelo menos uma parte dessa memória histórica nacional e incentivar a atual e as novas gerações a retomar o estudo e observação lunar em seus vários níveis. Com o tempo iremos preencher as lacunas temporais com a ajuda de todos vocês que tem algum material, registro e imagens históricas que possa nos enviar para este resgate da nossa memória cultural e científica.
Resumo Histórico
1947/1948 - O astrônomo cearense Rubens de Azevedo cria a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), e, funda o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion.
1947/1948 - Em São Paulo, Rubens de Azevedo cria a Sociedade Brasileira de Selenografia.
1948 - Rubens de Azevedo desenha o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, medindo 80 cm.
1955 - Em 26 de março de 1955 Jean Nicolini fazia o primeiro registro de um evento de TLP por um observador brasileiro. O evento foi observado no Promontório Eraclides. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1956 - Em 17 e 18 de novembro de 1956 Jean Nicolini, Rubens de Azevedo, P. Gonçalves e R. Argentiere observaram uma atividade anormal nas crateras lunares de Tycho, Kepler, Proclus, Manilus e Beyrgius. Todas essas observações foram feitas no Telescópio Refletor de 300mm de Jean Nicolini. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 19 de julho de 1969 R. Azevedo observou brilho incomum em Censorinus. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 19 de julho de 1969 R. Azevedo observou brilho incomum em Biot. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br)
1969 - Em 15 de novembro de 1969 R Azevedo e J.Fernandes observaram brilhamento incomum. Censorinus. (Fonte: Informação do Astrônomo Júlio Lobo do
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, SP - Br).


Quer conhecer melhor o prof. Rubens de Azevedo ?
clique sobre o seu nome.

Nenhum comentário: