JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sábado, 25 de outubro de 2008

SOLIDARIEDADE AO PROF. JAYME ALENCAR, COMPANHEIRO DE MUITAS LUTAS


EDIÇÃO DE HOJE, 25 DE OUTUBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Vamos utilizar este espaço para um comunicado. Informa-nos o prof. Aldenir que o colega prof. Jaime Alencar se encontra internado em situação crítica na UTI do Hospital São Mateus.

Conhecemos Jaime Alencar na já distante década de 1960 no velho e querido Lyceu do Ceará. Lá, Jaime Alencar já se destacava por sua liderança juntamente com Sebastião Roque Barros e Carlos Augusto Parangaba.

Por sua inteligência, Jaime poderia ter escolhido qualquer profissão mas, escolheu o calvário da vida de professor. Encontramo-nos nas greves de professores contratados do Estado de 1967 e 1968. Lembro de uma vez que estivemos na antiga TV Ceará, no telejornal CRASA, ao vivo, denunciando o descaso do governo e a situação de indigência dos professores contratados (PNE)há oito meses sem receber seus salários. Falamos no início e depois o Jaime foi falar com aquela ênfase que sempre lhe foi peculiar. De repente olhei no monitor e o Jornal da Crasa tinha saído do ar. Depois veio o comercial e o Augusto Borges sem entender nada. Saímos do estúdio e no corredor da TV encontramos Oliveira Ramos que nos informou ter recebido ordens doGeneral comandante da Região para tirar o noticioso do ar. Que bela lição de democracia. Fomos aconselhados por ele a deixar as dependências da TV-Ceará e o fizemos saindo pelos fundos e correndo por ruas ainda não habitadas do bairro da Estância.

O AI-5 arrefeceu os ânimos e silenciou todas as organizações de trabalhadores do Brasil e isso fez com que trilhássemos outros caminhos.

Reencontramo-nos quinze anos depois quando juntos participamos, no governo Gonzaga Mota, do primeiro concurso público de Provas e Títulos para professores da UECE. Na ocasião tomamos conhecimento de que havia uma lista vermelha (é a maneira políticamenete correta)onde constavam os nossos nomes e de outros candidatos. A lista recomendava a nossa não contratação e estava de posse do Reitor da época, Pe. Luiz Moreira.

Coube ao Jaime arregimentar todos os concursados e durante mais de dois anos reunir-nos semanalmente no Colégio Brasil para, organizados, lutarmos pela nossa contratação. Muitos colegas desistiram de lutar. Trabalhamos no corpo a corpo com cada conselheiro. Encontrmos muita resistência, mas conseguimos convencer a maioria. Conseguimos então, junto ao CEPE, a prorrogação do concurso por mais dois anos e essa medida permitiu a contratação de mais de cinqüenta (50) concursados. Nós, particularmente, só entramos na prorrogação da validade do concurso. Vale lembrar no dia da histórica reunião do CEPE que votou a prorrogação, só CINCO professores concursados estavam presentes: Prof. Aldenir, prof . Carlos Jacinto, a profa. Lúcia de Fátima e o prof. George (esses dois últimos nunca foram contratados) e nós (Gilberto Telmo). Os demais ficaram em casa por comodismo ou por descrença. Vivemos momentos de apreensão e muita angústia mas, fomos e somos vencedores.

Esse episódio ilustra a determinação, a persistência e a teimosia de uns poucos que assegurou o emprego de muitos. Convém lembrar que o concurso não gerou direitos a nenhum de nós. Apenas a expectativa de direito. Agora temos direitos consagrados e muitos não querem lutar.

Retornando ao leito principal da nossa conversa, queremos lembrar Jaime Alencar do CLEC do Lyceu, das greves de 1967 e 1968, daquela corrida na Estância, da APEOC, da luta em defesa dos concursados de 1983.

Divergimos muitas vezes quanto ao "modus operandi", divergimos no varejo, convergimos no atacado. No entanto, nenhuma dessas divergências nos permitirá ignorar ou turvar a importância da contribuição de Jaime Alencar no cenário da educação, nas lutas e conquistas do professores do ensino médio e na imprescindível participação no nosso ingresso na UECE. Nós todos te devemos muito colega Jaime (é como ele gosta de ser chamado). Nesse momento dor da tua familia estamos solidário oferecendo nossas preces para que teu sofrimento seja atenuado e que tua familia se sinta confortada pelo exemplo de luta que tu legarás a todos.

UM ABRAÇO FRATERNO

Nenhum comentário: