Edição de hoje, quinta feira, dia 04 de dezembro de 2008
Queridos amigos, queridas amigas
Reproduzimos aqui o artigo do deputado federal Chico Lopes. Pedimos ao colega Célio Andrade prof. aposentado da UVA que entre em contato conosco porque temos algumas alterações no aandamento de nosso processo no TRT. A partir desse contato publicaremos seu comentário sobre o artigo do deputado Chico Lopes.
Artigo
Piso dos professoresChico Lopes
04 Dez 2008 - 00h08min
Nos últimos dias, temos assistido a um intenso debate em torno de uma das mais importantes conquistas dos professores brasileiros: o piso salarial nacional da categoria. Uma discussão, de certa forma, surpreendente, tendo em vista que o estabelecimento de um vencimento mínimo do magistério em todo o País é um direito reivindicado há décadas por nós, profissionais da educação, e recentemente reconhecido em forma de lei. Porém, quando se imaginava que o piso era “prego batido, ponta virada”, governadores de cinco estados - entre eles o Ceará - questionam na Justiça aspectos da nova lei. Uma atitude fora de tempo, a nosso ver, dadas as inúmeras oportunidades de debate da matéria no Congresso Nacional, onde todos os partidos disseram “sim” a essa conquista para a educação. Compreendemos o direito de se recorrer à Justiça, mas fazemos um apelo para que os gestores venham a repensar seu ponto de vista nesse caso. Especialmente quanto ao questionamento acerca da previsão de um terço da carga horária dos professores para atividades fora de sala de aula, benefício essencial, garantido por emenda de nossa autoria. Em diálogo com a categoria e com a sociedade como um todo, podemos juntos buscar soluções para as dificuldades colocadas. Principalmente sabendo da disposição do Governo Federal em disponibilizar recursos para garantir que a lei do piso seja cumprida. Colocamos nosso mandato à disposição para ajudar nessa interlocução, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa defesa do piso, como uma justa conquista dos professores. Mais que uma antiga promessa e um caminho para resgatar a valorização da carreira docente: um compromisso que não pode mais ser adiado. Chico Lopes - Professor e deputado federal/ PCdoB-CE 2dep.chicolopes@camara.gov.br
Comentário do Colega
Prof. Telmo:
Abaixo, expediente para suas considerações.
Fortaleza, 04 de dezembro de 2008.
Exmo. Senhor Prof. Chico Lopes. Deputado Federal.Brasília - DF.
Senhor Deputado,Li, com o olhar de lupa e a devida atenção sua crônica publicada, hoje, n´Povo, no caderno "opinião", página 6.Como "colega", seus dizeres deixaram-me meio macambúzio, considerando como Vossa Excelência se manifestava nessas horas !!! Hoje, com a devida vênia, suas palavras de PROTESTOS são muito, mas muito mesmo diferentes de outrora !!! Que pena !!!
Pois, bem, apesar de eu não entender, porém não posso chegar ao ridículo de dizer que não deve compreender seu comportamento !! A situação agora é outra, não é mesmo ilustre Deputado ?!
Senhor Deputado, considerando a defesa que Vossa Excelência fez através de sua crônica naquele matutino sobre o Piso Salarial dos nossos colegas professores, colho a oportunidade para solicitar que o ilustre parlamentar e hoje distinto aliado e grande correligionário do competente Governador Cid Gomes, interfira politicamente junto ao Governo a fim de que ele CUMPRA o que fora determinada pelo egrégio SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL - STF (é isso mesmo, o STF!!!) que lhe mandou reimplantar o PISO SALARIAL dos seus colegas (enquanto categoria) professores da UECE, da UVA e da URCA, ordem essa emanada desde 01 fevereiro do ano passado m(2007) e até hoje, NADA !!! Só procrastinação !!! Esse litigioso, senhor Deputado, prolonga-se há mais de 20 (vinte) anos !! Não há mais pra onde recorrer !! Depois do STF, só o céu !!!
Não cumprir com o que fora determinado por aquela colenda corte, é pura PROCRASTINAÇÃO e má vontade - apesar dele quando de sua campanha ter prometido ao Sindicato !!!
Citada ORDEM de reimplantação, ilustre Deputado, encontra-se tramitando na 2ª. Instância - Tribunal Regional do Trabalho, por conta de recursos absurdos e incabíveis do governo do estado. Na segunda feira ocorreu mais um julgamento na 2a. turma cuja relatora, foi a desembargadora Regina Gláucia C. Nepomuceno, e cujo Processo é identificado sob o número 00393/1992-004-07-40-0.
No escopo de que a ORDEM do SUPEMO TRIBUNAL FEDERAL possa ser um "prego batido, ponta virada" - segundo suas palavras (sic) - cabe o Governador Cid Gomes obedecer a Lei, e ponto final!! Os Professores da UECE, da UVA e da URCA agradecem!!!
Prof. Ms. José Célio Gomes Andrade.- UVA (aposentado) -
Nota do blog:
Ainda não conhecemos o teor do acórdão do julgamento. Tão logo tenhamos a informação precisa divulgaremos no blog,
Só lembrando: amanhã, sexta feira haverá reunião às 10:00 h na sede do SINDESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário