2a. EDIÇÃO DE HOJE, SÁBADO, DIA 27 DE JUNHO DE 2009
CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS AMIGAS
Em um antigo LP gravado de um show de primeiro de maio nos anos de chumbo, encontramos a fala seguinte do compositor João do Vale, autor de carcará:
- Cuidado João! Tu tá falando demais.
- De falar eu deixo. Mas, não deixo de pensar.
Ah seu eu pudesse falar e contar tudo dessa história de muitos vilões...
Lemos hoje, no jornal O POVO e no blog, o artigo do prof. Mourão que sintetiza ,de modo competente, a nossa grande luta, nossos reveses ao longo de mais de vinte anos, durante as administrações tucanas e pós tucana (não seria neo tucana? Afinal rótulo "socialista" não muda nada).
Pois bem. O professor Mourão esteve nas nossas assembléias na quadra do CH, antes da implantação do PISO SALARIAL, juntamente com Teresa Rocha, Eduardo Braga, Itamar Filgueiras, Padre Haroldo e muitos outros que não recordamos mais. Há mais de dez anos esteve conosco em assembléia no auditório do CH. Repetidas vezes tem utilizado, corajosamente, seu espaço no jornal O POVO para defender nossa causa. E, poderia até receber algumas "sugestas" (que na linguagem policial quer dizer intimidação) ou ameaças veladas. Não estamos afirmando. Mas, outras pessoas não ousariam tanto. E depois teriam a desculpa esfarrapada "Eu não podia. Eu precisava sobreviver"
Enquanto isso alguns colegas, beneficiários do PISO, que ocupam ou ocuparam cargos de relevância, se amesquinharam e jamais tiveram a coragem de fazer uma gestão, por mímima que fosse, em prol de nossa causa.
No corpo docente das Universidades Estaduais existem pessoas que, pela sua estatura e pelo seu prestígio poderiam ter abreviado tanto sofrimento. Poderiam ter contribuido para que os nossos mortos tivessem usufruído de um pouco mais de conforto nos momentos finais.
Estamos falando dos omissos. Embora a omissão represente, claramente, uma certa cumplicidade, existe gente muito pior. Aqueles que, nitidamente, se bandearam para o lado do governo. E jogam contra nós. Mas isso é outra história que será tatada em outra oportunidade.
A história do PISO SALARIAL é uma história de muitos vilões. Os vilões oficiais, lacaios do governo que até poderiam até alegar o "cumprimento de ordens superiores" como os "inocentes" membros das SS nazistas e os dirigentes dos campos de concentração na hora do julgamento de Nurenberg.
Mas, talvez os piores vilões sejam aqueles, que parecem ser iguais a nós e são cúmplices dos opressores.
São as avestruzes do PISO. Enfiam a cara no buraco e fazem de conta que nada está acontecendo. Não é impossível que após a reimplantação do PISO ainda tenham a desfaçatez de cobrar pela vitória com frases do tipo: "Fui eu quem convenceu o Governador a reeimplantar o PISO. Fui discreto e persistente. A categoria me deve essa conquista". E, depois disso tudo não seria de espantar se viessem a cobrar uma pequena comissão pelos relevantes serviços prestados.
Estou delirando? Hoje estou em estado de graça. Nunca estive tão lúcido. Não esqueçam que estamos em um país surreal chamado Brasil. Aqui tudo pode acontecer.
Mas, a grande mestra, a História fará justiça e reservará a vala comum dos sacripantas para tantos vilões.
3 comentários:
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "COMO AVESTRUZES...":
Parabéns, mais uma vez, Prof. Telmo, por suas lúcidas palavras. Quanto aos OMISSOS por estar ontem e hoje ao lado do PRÍCIPE de plantão, eu também os conheço - e como !! E se os juntarmos enchem um panelão igual àqueles que outrora se cozinhava tripas e bofes nas SENZALAS !! Iguais aos seus caracteres !! Eu conheci a história do PISO, na UVA, quando lá foram para discutirmos e trocarmos informações algumas ex-honradas figuras do SINDESP e da nossa querida UECE. À época, estava lá, FAMINTO e GUERREIRO, uma certa figurinha, ainda colega (?!) nosso que hoje é mais um dos que fazem parte do Governo socialista, muito embora ele em toda sua vida tenha sido mais burguês que o Príncipe de Bragança. Ele sempre ERA socialista no palco, para a platéia. Na verdade fora sempre um honrado burguês (usando sua velha máxima) !! Hoje, esconde-se atrás das benesses do Príncipe de plantão e não dá um PIO, mas, amanhã, fará jus às suas cristalinas palavras: "Fui eu quem convenceu o Governador a reeimplantar o PISO. “Fui discreto e persistente. A categoria me deve essa conquista" (sic). Ele e outros que muito bem conhecemos - tem CARA (e coragem) de sobra para bradar novamente em nossos corredores - como fazia(am)outrora - vermelho de ódio do Governo posto. Quanto hipocrisia !! Só não mais engana nós; já os incautos e ingênuos, talvez sim. Tem nada não: quando os virmos nos corredores no seu velho e conhecido blá, blá, blá, nós daremos uma sonora "BANANA" !! Enfim, vamos aguardar pra ver como é que fica !! Prof. Célio Andrade
Caro Telmo:
Estamos na reta final. Que Deus lhe proporcione muita saúde e disposição. Você é nosso "farol" e o refúgio de muitos em noites insones. Que Deus abençoe a você e a sua família, cobrindo a todos de graças.
Prezados colegas, hoje, 30.06.09, o Dep. Adhail Barreto, fez pronunciamento na Assembléia Legislativa sobre o nosso PISO SALARIAL que o Governo do Estado teima em NÃO cumprir a ORDEM judicial do Supremo Tribunal Federal. Quando de seu pronunciamento, ele deu ênfase tanto a ordem do STF como leu trecho do acórdão do TRT-CE., que, por unanimidade, chama o Governo do Estado de LITIGANTE DE MÁ-FÉ !! Um fato chamou a atenção: nenhum deputado o aparteou-o !! Que tristeza !! E olha que temos deputado que já foi reitor de uma de nossas universidades !! Vamos, todos, ficarmos atrás de um pé de mandacarú, lambendo uma rapadura !!
Postar um comentário