JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LEMBRANDO, COM MUITAS SAUDADES, O DR. SYLVIO CARDOSO


EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE HOJE, DIA 26 DE AGOSTO DE 2011
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Ainda emocionado com o desaparecimento do inesquecível Dr. Sylvio Cardoso registramos aqui o privilégio de tê-lo conhecido e ter com ele aprendido algumas lições de vida. Dr. Sylvio foi um pioneiro. Fundador e primeiro diretor do vitorioso curso de Veterinária da UECE e da Academia Cearense de Veterinária, onde foi seu primeiro presidente e igualmente do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Foi sempre o primeiro em tudo, na sua própria expressão. Dr Sylvio dedicou sua existência fecunda à causa da Medicina Veterinária. Recebi, devidamente autografado, um exemplar do livro Faculdade de Veterinária 25 anos onde ele comprova a sua preocupação com a preservação da história suas lutas.
Na nossa última passagem pelo Conselho Universitário solicitamos que, por ocasião da celebração dos 30 anos da UECE, algumas medalhas fossem concedidas. Sugerimos alguns nomes de personalidades pioneiras com as quais a UECE contraiu dívidas impagáveis, entre as quais Paulo Rouquayrol, Raimundo Normando e, evidentemente, dr. Sylvio Cardoso. 
Na colação de grau de janeiro de 2007, por um desses acasos difíceis de explicar, fomos  indicado como  orador docente e na ocasião ao nos referirmos a UECE assim nos manifestanos: E, ao longo de três décadas,(a UECE)  escreveu páginas de uma história marcada pelo sofrimento, mas, também capitaneada por alguns bravos timoneiros que pretendemos, simbolicamente, reverenciar nas pessoas de Dr. Sylvio Cardoso, um pioneiro do curso de Veterinária, Paulo Rouquayrol do curso de Química e Raimundo Alberto Normando, do curso de Física.
Dias mais tarde recebemos do dr. Sylvio uma delicada cartinha agradecimento que guardamos até hoje e reproduzimos nesta postagem. 
Dr, Sylvio participava de nossas reuniões no SINDESP para discutir estratégias para nossa  luta em defesa do PISO SALARIAL. Uma ocasião mencionamos sua presença honrosa e citamos sua contribuição para a consolidação da UECE no Itaperi. Encerrada a reunião fomos procurado por ele. Recebemos um "carão" do Dr. Sylvio. Pediu-nos para não repetir os elogios que,  segundo ele, podiam emocioná-lo. Receiava pelo coração.
Mas, a imagem que queremos lembrar é de uma  cena que presenciamos um dia no campus do Itaperi. Surpreendi o Dr. Sylvio atirando um pedaço de madeira tentando derrubar uma manga pendurada em um alto galho da mangueira. Gostaríamos de ter, naquela ocasião, uma câmara para fazer um registro para a posteridade.
Aos milhares, muitos que transitaram ou transitam no Itaperi, desconhecem como o Campus foi adquirido e desbravado. Essas façanhas têm como protagonista um bravo, um forte. Seu nome Sylvio Cardoso, aliás, Dr. Sylvio Cardoso.
Repousa em paz desbravador. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Sylvio Cardoso. Meu avô. Obrigado pelas palavras.

Ismael Cardoso

Anônimo disse...

Muito belas homenagens e lembranças de meu querido pai. Realmente, essa cena da manga é cômica e própria da pessoa que ele foi, sempre simples e humilde. Também já presenciei cenas assim...Obrigada pelas postagens, ele com certeza está muito feliz e torcendo pela sua Favet continuamente. Ana Virgínia