JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PARA NOSSA REFLEXÃO UM EXCELENTE TEXTO DE CAJUAZ

EDIÇÃO DE HOJE, SEXTA FEIRA, DIA 21 DE OUTUBRO DE 2011
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Enquanto o PISO SALARIAL não chega vamos degustar mais esta preciosidade da lavra de nosso querido amigo prof. Cajuaz.

SERÁ?
O cancioneiro popular, além de certas baboseiras, traz-nos também mensagens profundas que devem nos levar a sérias reflexões.
Vasculhando esse cancioneiro, deparei-me com a letra de uma música interpretada pela Banda Legião Urbana. Chamou-me a atenção o estribilho:
 “Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?”

É verdade que o contexto musical do autor é bem diferente do enfoque que lhe quero dar agora.. Ele se aplica, no entanto, muito bem ao momento de crise política, moral e ética que vive nossa pátria amada brasilis.
Todos os setores da vida pública brasileira estão minados de falcatruas, corrupção, desonestidade e outras desgraças mais. Diariamente a mídia veicula estas mazelas. Como exemplo, vejamos os três poderes, que deveriam ser um único, pois o executivo engole os outros dois, da nova república. No executivo federal, quase diariamente, um ministro é defenestrado do poder por desonestidade, concussão, troca de favores, peculato e outras coisas mais. Só neste governo foram sete.O estadual e o municipal não ficam atrás. Será só imaginação?
No legislativo, em todas as esferas, são os severinos, são as propinas, é a troca de vantagens por dinheiro, é a não - realização de obras, mas o dinheiro vai para a cueca, é o interesse particular em detrimento do social é o crescimento vertiginoso da corrupção, é o poder nas mãos de oportunistas, é o desrespeito ao povo e outras coisas mais. Será só imaginação?
No judiciário, federal e estadual, é a venda de sentenças, é a lerdeza no julgamento, é a submissão, por medo ou conveniência, ao executivo não se olhando o “dar o seu a seu dono”, “o faça-se justiça e desabe o mundo” do profeta Amós, é a impunidade, é a subserviência dos magistrados aos mais fortes e poderosos. Será só imaginação?
Chorar pra quê? Se isso acontecer, poderemos nos perder entre os monstros da nossa própria criação. Eles foram, com tristeza o afirmo, eleitos por nós. E agora, José? O pior, tudo isso acontece tão frequentemente e já se tornou fato tão corriqueiro que, parece, não causar mais comoção na sociedade. O povo tem memória tão curta? Será que nada vai acontecer? Devemos ficar acordados imaginando alguma solução.
Em Sodoma e Gomorra, Deus pouparia o povo se houvesse um justo. Será o caso do Brasil? Sodoma e Gomorra foram castigadas. Será que não existem pessoas que, com seu trabalho, sua dignidade, sua seriedade, sua honestidade, possam bar um basta a essa situação? Até quando vocês, membros do executivo, do legislativo e do judiciário, vão abusar de nossa paciência? Será em vão todo o esforço dos bons? Será que vamos conseguir vencer? As eleições vêm por aí.
Rui Barbosa, senador da Velha República, homem respeitado e de grande cultura, quase desiludido com a vida política da sua época, em 1914, deixou-nos este lapidar pensamento: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar as desonras, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” E hoje? Para todos os segmentos da sociedade ele vale e se aplica.
Mas... Não descambemos para o pessimismo mesmo sabendo que Chico Buarque, também em uma de suas músicas O que será? já isto profetizava e, com tristeza confesso, ao que parece, está se realizando:
O que não tem conserto nem nunca terá.
O que não tem governo nem nunca terá.
O que não tem vergonha nem nunca terá.


É triste.



Prof. José Cajuaz Filho


Nota do blog:(1) A nossa ausência eventual se deve a dois fatores. Um deles é a falta de tempo. Acreditem! Agora, já aposentado, voltamos ao trabalho por dois motivos: para ocupar o tempo e também completar a renda mensal, insuficiente para garantir a compra de medicamentos, o pagamento da UNIMED e ainda a compra de livros, a ida ao cinema, etc.
O outro fator que nos dificulta a atualização do blog diz respeito a alguns problemas de saúde que decorrem da idade. A máquina está desgastada. Vamos ao médico para cuidar de alguns problemas e aí os exames indicam algumas surpresas bem desagradáveis. Mas,temos que mais que nunca de cuidar da saúde para que não aconteça o pior. O pior não é a morte. É a invalidez. 
Somos grato ao prof. Cajuaz pela preciosa  colaboração que faz ao blog que não é de nossa propriedade. Pertence a todos os que lutam contra as injustiças. 

Nota do blog (2) O fim do ano de 2011 se aproxima célere. Mais um mês se passou e o nosso processo, que está na pauta, foi postergado mais uma vez. A  pauta de outubro já está fechada. Verifiquem no site do STF. Estamos contendo a nossa indignação, mas queremos que esta história termine logo. Chega de demora. Não queremos aqui fazer ataques à justiça. Mas, o que está acontecendo é uma afronta e um desrespeito aos mais rudimentares princípios de justiça. Fica a pergunta: o que fazer?

Nota do blog (3) ainda estamos devendo trechos de nossa conversa com a advogada Dra. Glayddes Sindeaux. 
Aqui vai uma informação:  ela continua atenta, cumprindo os prazos legais e vai fazer a defesa oral na sessão do pleno que julga a nossa reclamação. Mais pormenores nas  próximas postagens.
Bom fim de semana.

Nenhum comentário: