JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMENTÁRIOS SOBRE A REUNIÃO DE QUINTA FEIRA. PRIMEIRA PARTE: EM DEFESA DO BLOG


EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDA FEIRA, DIA 30 DE ABRIL DE 2012


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

SOBRE O BLOG PISO SALARIAL AGORA

1. ANTECEDENTES
Deliberadamente só hoje nos animamos a tecer uns poucos comentários sobre a reunião de quinta feira passada. Era prudente. Neste meio tempo conversamos com alguns colegas e analisamos juntos as nuances do evento. Neste espaço público não vamos lavar roupa suja. Nos limitaremos a provocar uma discussão sobre o que era essencial e não foi abordado de maneira satisfatória. Confessamos aqui nosso desapontamento. Houve quem nos telefonasse preocupado. Nada mais nos abala. Ao longo desses últimos cinco anos de sobressaltos, de provocações, insultos, ataques de hacker, informações falsas que nos fazem chegar para que o blog seja desacreditado, nada mais nos surpreende.
A preocupação da Dra. Glayddes com o blog é antiga. Há quase cinco anos fomos levados por ela à presença da dra. Silviane, na quarta vara, onde pairava uma acusação segundo a qual um contato nosso teria subtraido um despacho da dra. Milena que ainda não havia sido publicado e nós o teríamos publicado no blog.Na ocasião fomos até a secretaria da quarta vara acompanhado pela profa. Sandra Melo. Como em todos os eventos que participamos, não estávamos sozinho. Por uma mera coincidência tínhamos no bolso o tal despacho impresso pelo SINDESP com o timbre SINDESP INFORMA que nos fora enviado por fax pelo colega Fernando Luz. A acusação caiu por terra. O documento supostamente furtado tinha sido obtido do SINDESP e entregue a ele pela própria advogada. A dra. Silviane que queria nos dar um pito, baixou a voz e resolveu nos dar conselhos para manter em sigilo algumas informações. Mas, nem assim   houve pedido de desculpas. 
Quanto à quarta vara, este blog sempre a tratou com o merecido respeito fazendo sempre referencias elogiosas às dignas magistradas Dra. Milena, Dra Christiane e Dra. Kaline.

2. "O BLOG ESTÁ BOMBANDO"

O blog já está no ar há mais de cinco anos. A sua longevidade mostra a determinação de quem o administra, mesmo diante de sabotagem, agressões pessoais, ação de hackers, etc. Neste lapso de tempo já foram publicadas mais de 1.090 postagens. Sua audiência média subiu, nos últimos dias de 600 visitas para 1.100 visitas diárias. É único. Não tem concorrentes. O único que existiu foi um calote. Inconsequente e efêmero teve um alto custo financeiro, nada informou, nada produziu. Este blog nunca dependeu de ajuda financeira de ninguém. Devido a sua grande audiência já nos foram oferecidos patrocínios que foram prontamente recusados. Não temos chancela e nem tutela de nenhuma empresa. E ele tem custo. Quando uma máquina quebra há gastos com a sua recuperação e sua substituição. Para montar um post que vocês leem em alguns minutos são dispendidas algumas preciosas horas. Colhemos a informação através de fontes via telefone cujas contas, todos os meses atingem valores altíssimos. Por vezes temos que nos deslocar a algum lugar como  ultimamente (quarta vara, TRT, SINDESP, APESC). Em média temos reuniões semanais com nosso pequeno grupo já identificado aqui. A edição leva tempo. Fazemos um rascunho às vezes. Outras vezes somos surpreendido pela notícia no meio da rua. Temos que usar o IPAD cujos recursos não dominamos ainda. Elaborar um bom texto que possa ser de leitura leve  e agradável, ilustrar com figurinhas e gifs animados para tornar a visita ao blog algo palatável, leva um tempo considerável.
"O blog está bombando" sim e isto nos traz o conforto e a convicção de que estamos na direção certa.

3. O BLOG É UTILIZADO PARA FINS POLÍTICOS

Segundo  Aristóteles de Estagira ( 384 a.C – 322 a.C.) homem é um animal político (Zoon Politikon ). Platão428/427 a.C– 348/347 a.C.) nos ensina que  ser político deveria ser objeto da dedicação de todos. Leia mais no link O mito da Caverna.
Feitas estas considerações, reafirmamos que o blog PISO SALARIAL AGORA é,assumidamente, um instrumento político-ideológico. A luta reivindicatória por nós assumida é uma luta política. Não existe neutralidade em luta reivindicatória. O nosso embate é político na expressão plena do termo. Combatemos, de modo sistemático, a má fé dos vassalos do governador, suas mentiras, seus sofismas, a prepotência do Hitler tupiniquim. Há quem reclame de nossas expressões duras e de nossas críticas. Quem começou a agressão? Quem está nos está oprimindo?  Diz Bertolt Brecht: "Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem". Este blog não faz política partidária. Não faz política paroquial rasteira. Não faz apologia de políticos. Não se envolve em eleições em qualquer nível. Não está comprometido com partidos políticos.
É aconselhável que antes de criticar o blog sem conhecê-lo possam essas pessoas visitá-lo e fazer algumas leituras como por exemplo a obra de Foucault e de Gramsci, ou pelo menos, o Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago (1922-2010).

4. POR QUE O BLOG FOI CRIADO

O blog foi criado para preencher uma lacuna que deveria ser ocupada pelo SINDESP, o patrono da causa PISO SALARIAL. Os mecanismos  de divulgação do SINDESP são caros e carecem de uma dinâmica que só a internet é capaz de oferecer. Utiliza os jornais e a panfletagem. Quanto custa um aviso de reunião no Jornal O POVO ou no Diário do Nordeste? A panfletagem atinge apenas os poucos professores que ainda estão em atividade.
Algumas vezes reproduzimos, por nossa conta, os avisos do SINDESP. Quanto custou ao sindicato a divulgação através do blog? Zero real.

5.QUAIS OS OBJETIVOS DO BLOG:

A.Informar sobre o andamento do processo rasgando uma cortina de silêncio. Combater a omertá, o silêncio obsequioso que acaba por esconder as malandragens do adversário e, por conta disso, torna os que calam cúmplices da crueldade do governo.
Assegurar o direito à informação garantido pela Carta Magna  no Título II    Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I  Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos,artigo 5º parágrafo XIV - é assegurado o direito à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. 

B. Catalisar o processo. Em química o catalisador é uma substância que acelera uma reação química, mas não se incorpora a reagentes e produtos e pode ser recuperada ao final do processo. Neste blog foram informadas múltiplas iniciativas de um pequeno grupo que tiveram a repercussão esperada: foram nossos memorais, nossas petições ao TST, ao STF, nossa visita ao STF documentada em foto aqui publicada.

C. Denunciar as manobras subreptícias da PGE sem concessões, sem medo.

D. Falar, mesmo sem delegação de competência, por aqueles  que já não podem mais falar,tombados nas margens da estrada.  Enfim, cultivar a esperança e a certeza da vitória para os explorados e humilhados professores das universidades estaduais do Ceará. 
Parodiando Carlos Marighella, não devemos pedir licença a ninguém para lutar pelos nossos direitos mais legítimos.

E. Promover o debate abrindo espaços para  comentários que, dentro de uma linguagem condizente com a academia, são publicados sem nenhuma censura.

Reafirmamos aqui o que dissemos na reunião. O blog vai continuar na mesma direção sem mudar uma virgula. Prosseguiremos na nossa caminhada até a vitória final ou ... a parada total de nossos motores.
Lembrando o saudoso João do Vale em tempos de censura quando alguém lhe disse: "João tem cuidado estás falando demais". E João do Vale respondeu: "De falar eu posso até deixar, mas não deixo de pensar".

A semana, embora mais curta, promete. Mantenha-se ligado (a) no blog.


Voltaremos a comentar os aspectos relevantes que deveriam  ser tratados, mas não receberam os esclarecimentos  satisfatórios.

10 comentários:

Prof. Carlos Saraiva - URCA disse...

Prof Telmo

Engraçada a vida! Evoluímos a cada segundo. Mas essa evolução nunca pode mexer com os brios de alguns (que parece não evoluírem): podemos até não aceitar a verdade. No entanto, devemos acatar o que alguém FEZ, FAZ e FARÁ e continuará FAZENDO quando eu mesmo não quis FAZÊ-LO.
Ora, vivíamos aqui na obscuridade sobre o processo de implantação do piso salarial. Não sabíamos a quem recorrer, nem mesmo os que fazem parte da Direção Local do SINDESP manifestavam algo sobre o assunto.
Somente após um colega me informar sobre o blog pude acompanhar o desenrolar (espero final) da luta que se vem e continua-se travando.
Obrigado pelo BLOG.

Anônimo disse...

Prezado Telmo, apesar de tudo que ocorreu na Assembléia, você venceu! Nós vencemos! Eu, de novo me penitencio publicamente por, quando usei da palavra não ter, em primeiríssimo lugar, defendido o SEU Blog e você em particular, especialmente, quando quiseram diminuí-los! Foi a angustia de falar sobre as planilhas da UVA que ainda não havia sido entregues, muito embora de há muito elas estivessem nas mãos do Presidente (e do Vice-Presidente) do nosso Sindicato! Eles nos devem esse pedido de DESCULPAS! Serão que darão mesmo? Mas, diante do despacho da MM. Juíza exarada dia 26, a Dra. Gleyddes deve ter, ao recebê-lo, entrado pela outra porta de seu Gabinete e as entregues, dizendo, quem sabe assim: “pronto honrada Magistrada Dra. Keline Lewinter, estão aqui todas as Planilhas da UVA que estavam engavetadas! Perdoe-me! Por favor, libere-as logo, pois os “substituídos” estão ansiosos visto que os da UECE estão recebendo e eles não!” Por isso, Telmo, não adianta quererem diminuir seus bons propósitos e este insubstituível Blog, visto que nunca terão nenhuma guarida na estrondosa maioria que comparecem às nossas Assembléias e que acessam seu Bolg! E, alguns, morrem de raiva! É raiva mesmo! Destarte, o nosso Piso deveria ser implantado conforme os valores republicanos, e nunca, sofrer sucessivas e subalternas pressões políticas gestadas no politburo da Fernandonaria governista, que tem data e hora para desocuparem o bunker, numa prova insofismável que a realidade morde os fatos. Para demonstrar serem todos possuidores de uma inteligência secreta, eles não deixam de encher o judiciário de nojentos embargos, sabedores que são de que nada adianta mais. Pára com isso, pois eles lembram mais uma piada de bufão! Mesmo assim, viva a Justiça! Prof. Célio Andrade.

Daniel Walker disse...

Professor Telmo, tenho acompanhado regularmente as notícias inseridas no seu blog e nesta oportunidade quero manifestar publicamente a minha solidariedade ao seu dinâmico e incensante trabalho em prol da nossa causa do Piso Salarial. Seu blog tem sido desde o começo o principal e mais importante porta-voz da nossa causa. É através dele que realmente sabemos o que está acontecendo. Sua credibilidade é incontestável. Tem lisura total, inquestionável. E além de porta-voz é também um grande paladino da nossa causa. Os invejosos e caluniadores que ao longo do tempo foram criados por geração espontânea já nasceram derrotados e sua atuação é inútil. Parabéns, Telmo e avante! Seu trabalho é meritório e tem o reconhecimento da nossa classe.
Daniel Walker - Professor da URCA

Anônimo disse...

Prof. Telmo,
Mais uma vez quero parabenizá-lo pela sua nobreza e retidão. Gostei de tudo que você escreveu.Tudo muito procedente, pertinente e oportuno. O que mais gostei foi de vc falar de que o blog está "preenchendo uma lacuna do sindicato". Esta é uma verdade que precisava ser dita.As reuniões do sindicato são muito dispersas e evasivas. Eles precisam tomar o seu exemplo.

Anônimo disse...

Caríssimo Prof. Telmo:
Sua lucidez é surpreendente, como também sua capacidade de avaliar os fatos. As observações feitas são totalmente coerentes e validam, cada vez mais, a sua enorme habilidade em "fazer as coisas acontecerem", sempre pautado pela ética e pelo respeito aos próximo. Emocionei-me ao ler suas sábias palavras. Parabéns!

Anônimo disse...

Colegas, há necessidade de uma nova Assembléia o mais urgente possível, e, se me permitem, logo no início da segunda semana de MAIO, para tratarmos de assuntos inadiáveis – e muitos deles, sob o meu ponto de vista, inegociáveis – tanto com a direção do nosso sindicato, bem como com a nossa contratada a advogada Glaydedes Sindeaux, para o bem de todos os sindicalizados e da própria advogada!
Permitam-me, sem nenhuma arrogância, sugerir a seguinte Pauta:
1) Discutir, com a Dra. Glayddes, como fazer para que o Estado IMPLANTE o Piso a partir do mês de ABRIL passado;
2) Discutir e aprovar estratégias para o pagamento dos Precatórios;
3) Discutir, acordar e aprovar com a Dra. Gleyddes, pagamentos do Piso a serem realizados, correspondentes aos meses de MARÇO de 20012 em diante;
4) Discutir e aprovar a confecção das Planilhas das três Universidades referente aos anos de janeiro de 2008 a março de 2012 e o seu devido encaminhamento à Justiça para que não haja solução de continuidade;
5) Discutir e aprovar a contratação de uma auditoria externa para analisar a Prestação de contas do Sindicato dos últimos 5 anos, bem como com a entrega em mãos ou por meios eletrônicos, a todos os sindicalizados, das Demonstrações Financeiras retro mencionadas, com a disponibilização das mesmas na Web para consultas on line.
6) Outros assuntos relevantes e de interesse dos sindicalizados.
Prof. Célio Andrade.

Anônimo disse...

Sua redação foi clara e enxuta. O blog tem sido o maior agente de informação sobre o piso. Parabéns Prof Telmo, pela coragem e tenacidade que tem em defesa de nossa causa. E a luta continua..

Anônimo disse...

COLEGAS, sabemos que a história da humanidade é feita de amor e de ódio, de encontros e desencontros, de confrontos mais diversos e como dizia meu pai, um paraibano do sertao, inteligente, observador e correto; ' A ALEGRIA DE UNS É A TRISTEZA DE MUITOS'.
Estamos vendo pela mídia ,a todo momento, a queda dos tiranos , foram vários , mesmo os mais poderosos. A universidade, como uma micro célula, reproduz, em maior ou menor escala, o caos dessa sociedade em que vivemos e
os dramas aqui desenrolados, muitas vezes chegam a arrepiar. ESTAMOS SUJEITOS Ä INFAMIA, AS CALÚNIAS, ÁS MENTIRAS, AO JOGO DO PODER E DA INVEJA.Cabe a cada um de nós saber lidar com estas aberracoes e nao nos deixarmos intimidar por nenhuma delas. Náo se joga pedra em cachorro morto.
TEMOS NOSSOS VALORES E POR CAUSA DISTO SOMOS ATACADOS.
Ví muita gente cair ao longo de tantos anos de trabalho nesta academia e para aqueles que pensam que os cargos sao vitalícios, lembrem-se que poderao cair antes de morrer.

Zé NIlton disse...

Prof. Telmo
Aceite o meu apoio à continuidade do blog, apesar do piso. Ele tem sido o porta voz fiel de nossa causa. E vai além: nos mostra outras realidades.
É incompreensível como com toda essa tecnologia da informação o Sindesp não use esse meio para se comunicar com os associados e a sociedade.
Aliás, eu não entendo o que fala, quando fala, o eterno presidente do Sindesp.
Um abraço
Prof. José Nilton de Figueiredo

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Pezado Professor Gilberto Telmo.

Sou leitor assíduo do seu blog e como tão apropriadamente o senhor afirmou, é através dele que me mantenho informado sobre as idas e vindas desta longa peleja. Participei daquela reunião de quinta-feira passada e dela saí com a sensação de perda de tempo. Afinal, quando será terminada esta longa contenda? Que adianta o pagamento em pequnas e irrisórias parcelas diante do que realmente nos é devido? Afinal, será que ainda alcançaremos o dia em que teremos tudo lançado em nosso contra-cheque? Minha solidarieda ao senhor e parabéns pelo brilhante trabalho!
Carlos Eduardo Esmeraldo