JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

terça-feira, 5 de março de 2013

NOTA DE PESAR: PROFA. CELSA FRANCO

EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 05 DE MARÇO DE 2013
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Reproduziremos aqui a nota publicada no site da UECE lamentando profundamente o desaparecimento da profa. Celsa  Franco do Curso de Enfermagem. Tendo ingressado na UECE em 1993 a profa. Celsa não fazia parte do grupo do piso salarial. No entanto, achamos que era nosso dever divulgar o seu falecimento e hipotecar a mais irrestrita solidariedade a sua família e a todos os que fazem o curso de enfermagem da UECE, professores, estudantes e funcionários, seus ex-alunos e amigos. Profissional apaixonada pela enfermagem deixa em todas as suas atividades,  o seu exemplo de dedicação e  integridade e no  PROFAE a sua marca indelével e um de seus maiores legados. 
A profa. Celsa Franco ingressou definitivamente na galeria restrita daquelas pessoas que mais contribuíram para a formação de quadros para a saúde no Ceará e no Brasil. Milhares de auxiliares e técnicas de enfermagem devem a ela uma profissão que espalhou benefícios por todo o estado do Ceará. 



Morreu na madrugada de hoje, dia 4 de março, a professora aposentada do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Maria Celsa Franco.

Nascida em julho de 1941 no Piauí, a professora Celsa passou a fazer parte do quadro docente da UECE em março de 1993, como professora adjunta, e aposentou-se em 2010, e era também  aposentada pela Universidade Federal do Piauí.

Além de ter sido coordenadora do Internato de Enfermagem, ela foi  também uma das responsáveis pela implantação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), do Ministério da Saúde, na UECE, que formou cerca de 8,6 mil pessoas.

Em nome da coordenação do Curso de Enfermagem, a professora Francisca Gomes Montesuma presta a seguinte homenagem:

A Coordenação do Curso de Enfermagem da UECE, profundamente consternada com o falecimento da Profª Maria Celsa Franco, convida a todos que fazem parte desse colegiado para essa homenagem e ato de fé cristã.

Profª Maria Celsa Franco representa um exemplo de vida, de mulher virtuosa, de mestra dedicada e amorosa, e de um ser humano de caráter ilibado, sendo uma das maiores empreendedoras que o curso de enfermagem da UECE já conheceu.
Coordenou, além do Curso de Graduação, o projeto de Profissionalização do Ministério da Saúde –PROFAE, tendo alcançado a formação de mais de 8.000 alunos de nível médio. O que representa uma grande conquista desta Universidade na profissionalização de trabalhadores de nível médio, para o atendimento a saúde da população.
Por isso nos solidarizamos com a família e partilhamos dessa grande saudade que Celsa Franco deixa nessa Instituição.


PUBLICAÇÕES DA PROFA. MARIA CELSA FRANCO

Key
 Publications about Maria Celsa Franco
 Publications by Maria Celsa Franco 
Most widely held works by Maria Celsa Franco
Saude e doenca: uma abordagem cultural da enfermagem by Yolanda Flores e Silva ( Book )
1 edition published in 1996 in Portuguese and held by 3 libraries worldwide 
Saúde e doença : una abordagem cultural de enfermagem ( Book )
1 edition published in 1996 in Portuguese and held by 1 library worldwide 
Sofrimento do familiar frente a hospitalizacao by Maria Celsa Franco ( Book )
1 edition published in 2002 in Portuguese and held by 1 library worldwide 
1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 1 library worldwide
O trabalho consistiu em avaliar o conhecimento dos adolescentes sobre saude e sexualidade, verificar o interesse na participacao de adolescentes em atividades ludicas e oficinas sobre sexualidade e investigar o processo ensino-aprendizagem sobre informacoes basicas de saude e sexualidade. Foi viabilizado mediante a observacao participante, com 18 adolecentes, de uma escola, em Fortaleza, Ceara. Os resultados evidenciaram que nao e tao dificil interagir com adolescentes quando se procura entende-los e respeita-los e que ainda desconhecem alguns temas que abordam sexualidade. (AU).
1 edition published in 1988 in Portuguese and held by 1 library worldwide
Trata-se de um estudo qualitativo sobre a experiencia de acompanhar um familiar adulto internado em um hospital geral. Como metodologia basica de pesquisa, foi adotada uma minietnografia, segundo o modelo proposto por LEININGER (1985). Foi desenvolvido em um hospital geral do Sul do Brasil, com uma populacao constituida de acompanhantes, pacientes e integrantes da equipe multiprofissional. O processo de coleta de dados foi desenvolvido no periodo de abril a novembro de 1986, atraves da observacao-participante tendo como referencia os passos preconizados por LEININGER (1985).Utilizou-se tambem outras fontes de obtencao de dados, como a documentacao do hospital, entrevistas abertas, semi-estruturadas, visita domiciliar e participacao nas atividades diarias do grupo em estudo. Os dados foram analisados concomitantemente a coleta, seguindo-se os quatro niveis de analise em espiral, conforme PARSE et alli (1985). Foram encontrados os seguintes temas: 1) "estar junto", 2) misto de sentimentos de sofrimento e gratificacao pessoal, 3) marginalizacao e 4) discriminacao. Como proposicoes hipoteticas, foram identificadas: o acompanhante e uma fonte de conforto e seguranca para o paciente; um elo de ligacao entre o paciente e a equipe; um fator de melhoria da qualidade da assistencia prestada ao paciente; um transtorno para a equipe hospitalar; um potencial de ajuda na assistencia ao paciente e uma oportunidade de educacao para saude do familiar(AU).
1 edition published in 1985 in Portuguese and held by 1 library worldwide
Relato de processo inicial de desenvolvimento de um instrumento de medida de atitude face ao cancer (EAC). Descrevem-se todos os passos seguidos, as limitacoes observadas e o coeficiente de confiabilidade obtido. Apresentam-se sugestoes para o aprimoramento do EAC.(AU).

A profa. Celsa foi sepultada às 16:00 h de ontem no Parque da Saudade.





Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentável. A nossa estimada Profa Celsa, faleceu como muitos outros professores dessa casa e não degustou da implantação do piso salarial. Meus respeitos a familia da Dra Celsa e a toda comunidade ueceana.
Prof. Tarcísio