JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sexta-feira, 21 de março de 2014

SEM VERGONHA: VIGOROSO ARTIGO DO PROFESSOR CAJUAZ FILHO

EDIÇÃO DE HOJE, SEXTA FEIRA, DIA 21 DE MARÇO DE 2014 – POSTAGEM NÚMERO 1553
CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS  AMIGAS
ATUALIZADA ÀS 21:02 DE 21.03.2014
"A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar os seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade".
Mikhail Saltykov-Stcherdrine

Nesta edição vamos reproduzir, na íntegra, artigo do prof. Cajuaz Filho,  nosso companheiro de lutas em defesa do PISO SALARIAL,  que  nos brinda com sua indignada, sincera e justa manifestação.
Sem mais delongas vamos degustar seu primoroso texto para a nossa reflexão.

SEM VERGONHA

        
Os italianos quando não têm certeza da verdade de algum fato, assim expressam sua dubiedade: Si non è vero, è ben trovato. Se não é verdade, é bem contado.
Isso vem a propósito sobre uma afirmação atribuída ao então presidente da França, Charles De Gaulle.
Corre à boca miúda que ele teria dito: O Brasil não é um país sério. Si non è vero, è bene trovato.
Não duvido da afirmação. Acho até que o Presidente foi muito benigno e sintético, usando de um eufemismo para indicar para o mundo, com uma palavra, todas as mazelas existentes na terra Brasilis.
Este “sério” de De Gaulle vale como sinônimo de sem vergonha, sem honestidade, sem segurança, sem educação, sem governo, sem saúde, sem justiça e muitos outros mais “sens” que seria fastidioso aqui enumerá-los.
Onde não existe seriedade, falta tudo. È vero? Si non é bene trovato.
Eis, apenas, uma comprovação dessa afirmação. Há muito mais.
Há quase trinta anos, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior do Ceará – SINDESP – trava uma hercúlea batalha judicial para conseguir a reimplantação do piso salarial dos professores das universidades estaduais do Ceará que foi vergonhosa, injusta e covardemente surripiado em 1987, pelo então governador do Estado, Tasso Jereissati, na alegação de que ele era inconstitucional.
O Sindicato não quer ganhar contra tudo e contra todos. Não. Quer, apenas, saber quem tem direito ou não: se os professores ou se o Estado. Só isso.
Por isso procurou o poder que detém essa prerrogativa. Sua decisão deve ser soberana e quem perdeu, à luz da justiça, deve se conformar.
Num estado de direito, o poder que, se supõe, vai decidir quem tem direito ou não é o poder judiciário. Se ele decide e não faz valer a força do direito e não proclama a justiça, o estado deixa de ser de direito e passa a ser “de errado”. É o domínio do totalitarismo em que predomina a vontade do tirano que usa o direito da força.
Para a decisão, à luz das provas, nada mais é necessário que o direito e a justiça. Nada de poder, nada de força, nada de dinheiro, nada de temor, nada de amizade, nada de covardia, nada de favor e nada de gratidão. Só o direito, só a justiça.
Será que vive o Brasil esse momento?
A saga desse processo já completou seu jubileu de prata. Começou em Fortaleza, andou por ceca e meca,  e finalmente chegou a Brasília, ao STF, instância máxima da justiça brasileira . Daí, agora, só se for para o Papa Francisco para que ele o remeta para a eternidade e Deus, a Suma Justiça, diga aos magistrados do STF que os professores têm direito e que se faça justiça e lhes lembre: “Bem-aventurados os que têmfome e sede de Justiça...”
Parece que os administradores da justiça brasileira estão esperando que isso ocorra.
O STF decidiu: O direito é dos professores e deve ser implantado. Não existe inconstitucionalidade. Inicie-se a execução. Acabou-se. “Cesse tudo que a musa antiga canta porque um valor mais alto se alevanta”.  Foi iniciada. Parou.Parou por quê?
Por que, então, essa pendenga não termina?
Será que os trâmites da justiça são tão enrolados e infindáveis como o labirinto de Dédalo? 
Será que há necessidade de uma Ariadne que auxiliou Teseu, por interesse, com a condição de ele, livre do labirinto, a desposaria? Será que o STF  precisa também de um novelo de Ariadne do ganhador ou do perdedor, para fazer brilhar a luz do direito e da Justiça?
Por que, meu Deus?
Essa posição não é tomada por medo? Por covardia? Por interesse escuso? Por amizade? Por força do perdedor?  Será que o perdedor já  entregou ao STF o novelo?
Não quero acreditar, mas...”Si non è vero,è ben  trovato.”
Se o STF não tem força nem moral para decidir e fazer valer sua decisão, que feche suas portas e coloque uma lápide funerária com a seguinte inscrição: “ Aqui jaz o Supremo Tribunal Federal que deixou de cumprir seu dever divino de distribuir a justiça a quem tem direito”.


                                                        Cajuaz Filho

Leitura recomendada: 

ÉTICA E VERGONHA NA CARA de Mario Sérgio Cortella e Clovis de Barros Filho. Clique nos links para conhecer os autores.
Serviço:  Editora: Papirus 7 Mares - Edição: 1 - Ano: 2014
Especificações: Brochura | 112 páginas - ISBN: 978-85-6177-348-9 - Peso: 170g - Dimensões: 210mm x 140mm x 6mm - Preço de lançamento: De: R$34,90 por R$29,90

Sinopse: Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício - todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira.
Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor? Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem nesse livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.
Os autores lançam uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais
.

E, PARA DESCONTRAIR VAMOS NOS DELICIAR COM A MÚSICA DE PAUL MAURIAT DO FILME UM HOMEM E UMA MULHER


TEM MAIS PAUL MAURIAT PORQUE HOJE É SEXTA:




VOLTAREMOS! UM BOM DIA PARA TODOS!!!



2 comentários:

Ricardo Bacurau-URCA disse...

Meu querido Cajuaz, o que falta aos "homens" que comandam a politica e as leis neste país, É VERGONHA NA CARA. Cada dia fico mais enojado com a desfaçatez e a cara de pau de alguns figurões desta republiqueta, chamada brasil, é assim mesmo com letra minúscula.

Anônimo disse...

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O LEITE DERRAMADO E OS COMENTÁRIOS PERTINENTES DO...":

Colegas de “dignidade insubstituível” estive, no dia, 18, no TRT em busca do “VOTO DE VISTA” do eminente Desembargador José Antônio Parente da Silva, prolatados nos Processos em que fomos, mais uma vez, VITORIOSOS, por maioria, referente aos Processos Números 0000886-50.2012.5.07.0004 e 0001241-60.2012.5.07.004, (UECE e URCA) ambos exarados no dia 17 de fevereiro próximo passado. Oportunamente enviaremos fac-símiles dos mesmos aos colegas que possuem e-mails cadastrados.

Outrossim, informo-lhes que o senhor Érlon Moreira Pinto, Procurador do Estado do Ceará, PEDIU CARGA novamente dos supracitados processos pra quê, não sei? Por que será? Aguardemos e vamos ficar de olho no que virá da parte de Sua Excelência!

Estive também na Secretaria do Pleno do Tribunal para colher informações a respeito do MANDADO DE SEGURANÇA impetrado pelo Estado contra a UVA, e que está registrado no Processo número 0800075-69.2012.5.07.0000. Foi-me informado por seus eficientes e educados servidores que o mesmo já percorreu os trâmites legais naquela secretaria; que já está apto para ser julgado; e que brevemente deverá entrar na Pauta de Votações, estando a depender única e tão somente de uma correção no sistema eletrônico-informático que paralisou o registro de Pautas em todo o Brasil. Aguardemos, pois!

E Viva a República; a Democracia; o Estatuto do Idoso; a Justiça; a nossa Prestação Jurisdicional que esperamos há mais de 17 anos; e o VOTO! Viva! Viva!

Prof. Célio Andrade.