JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A VITÓRIA DE GADANHA E UMA HISTÓRIA DE PROFESSORA.


EDIÇÃO DE HOJE, QUARTA FEIRA, DIA 22 DE JULHO DE 2014
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS  AMIGAS

VAMOS COMEMORAR!!!
Nem só de expectativas vivemos nós. Como já anunciamos no FACEBOOK, o nosso companheiro de primeira hora da luta pelo PISO SALARIAL, Gadanha, defendeu com sucesso sua tese de doutorado na Universidade Federal da Paraíba no dia 17 de julho. Para nós que administramos o blog PISO SALARIAL AGORA, para seus amigos e familiares a conquista do título de doutor pelo Gadanha é motivo de júbilo. Nosso abraço fraterno pela grande conquista obtida com  méritos, dedicação e um grande esforço.

“RAZÃO E REVOLUÇÃO” DE HERBERT MARCUSE, POR UMA DIALÉTICA DE ALTERAÇÃO INSTITUCIONAL
Alberto Dias Gadanha
RESUMO:
“Razão e Revolução” de Herbert Marcuse, por uma Dialética de Alteração Institucional”, expõe a fundamentação dialética de uma práxis revolucionária. A argumentação é desenvolvida a partir da reciprocidade entre dois critérios da dialética: a compreensão histórica dos objetivos libertários e sua efetivação institucional. A liberdade como categoria ontológica e o processo político de libertação humana constituem os elementos da dinâmica de reciprocidade na obra de 1941, “Razão e Revolução”. No prefácio “A note on dialectic” de 1960, a reciprocidade entre o processo de conscientização da liberdade e o processo de sua efetivação, constitui-se num discurso alternativo à capitulação ao estabelecido. Em 1966, reconhecemos a analogia dos critérios essenciais de uma perspectiva dialética com a compreensão de que a negação do capitalismo tardio exige dois tipos de estratégias, uma fundada na negação enquanto superação interna, e a outra fundada na negação como superação externa, a primeira expressa a partir das contradições internas do todo-parte e a segunda, a superação externa permite compreender o clamor por justiça e pelo bem, elementos universais de uma totalidade maior do que o todo-parte capitalista.
JOÃO PESSOA – 17/07/2014
Tese de Doutorado apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Filosofia ao Programa Integrado de Doutorado em Filosofia - Universidade Federal da Paraíba – UFPB / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Universidade Federal do Rio Grande Do Norte – UFRN.
BANCA EXAMINADORA:DR. ANTONIO RUFINO VIEIRA – UFPB, 
DR. ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES - UFPE
DR. LUIZ VICENTE VIEIRA - UFPE
DRª MARLY CARVALHO SOARES - UECE
DR. ROBESPIERRE DE OLIVEIRA – UEM (MARINGÁ)

Nota do blog:

Nos idos de 1960 os livros de Marcuse eram sucesso editorial no Brasil destacando-se entre eles Eros e a Revolução e Ideologia da Sociedade Industrial lidos por muitos intelectuais da época.

Sobre Marcuse escreveu Wolfgang Leo Maar::

"Herbert Marcuse (1898/Berlim -1979/Frankfurt) se tornaria conhecido no Brasil a partir de meados dos anos 60, na esteira do movimento de rebeldia que culminaria nos conhecidos eventos de 1968. O contato com o então professor de filosofia no Campus San Diego da Universidade da Califórnia – a seguir convertida em palco da resistência à presença norte-americana na Guerra do Vietnã – se daria sobretudo pelos seus últimos textos.
Esta sua obra seria muitas vezes designada como "contracultural", resumindo-a aos propósitos de legitimar a rebelião, canalizando as insatisfações de um modo vago contra a formação social capitalista. Nesse conjunto bastante heterogêneo se enquadrariam, com a sem-cerimônia dos modismos da sociedade de consumo de massas, obras como Eros e Civilização (1955), A ideologia da sociedade industrial (1964), Contra-revolução e revolta (1972), A dimensão estética (1977) e O fim da utopia (1980}, entre outros. Este último livro, póstumo, contém as participações de Marcuse em congestionadas e disputadíssimas discussões com os estudantes na Berlim de 1967, selando sua consagração como intelectual engajado que lhe valeria a caracterização de subversivo no Ocidente e ameaças de morte nos Estados Unidos".
 fonte: Wikipedia

DESABAFO QUE VALE PARA MUITOS EDUCADORES



Por sugestão do caro amigo Professor Pádua Ramos vamos publicar este vídeo onde uma colega professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, faz uma corajosa denúncia. Vale a pena ver:

BOM DIA PARA TODOS VOCÊS!!!

ESTATÍSTICAS APURADAS AOS CINCO MINUTOS DE HOJE (23 DE JULHO DE 2014):

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82
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486
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683.378
RETIFICAÇÃO: LEMBRA O COLEGA NONATO QUE O NÚMERO DA RECLAMAÇÃO DA QUAL FOI RELATOR O MINISTRO TEORI ZAVASKI É 15.619 E NÃO 16.619 COMO FOI DITO NA POSTAGEM ANTERIOR. GRATO PELA CORREÇÃO.

Um comentário:

Gilberto Telmo disse...


Do amigo Gilberto Leitão recebemos a mensagem:

Caro Telmo, eu não soube fazer o "comentário" no blog, nem tenho como acessar o Gadanha tão facilmente quanto você.
Por isso, peço a você que expresse minhas congratulações ao "Doutor", pelo denodo de conseguir tão importante título.
Agradeço-lhe pela atenção

Gilberto Leitão

Está feito o registro,meu caro Gilberto Leitão