Caríssimas amigas, caríssimos amigos
A semana que chega ao final foi de muita expectativa, muito sobressalto e muita frustação e muita indignação. O dia 15 foi o mais cruel dia do Professor de nossas existências. Trouxe-nos a todos um grande desgaste físico e emocional. Só sobrevivemos por conta de uma corrente informal e espontânea de solidariedade que nos uniu. Foram centenas de telefonemas que continuaram ao longo da noite e até a madrugada. Foi nosso teste de fogo. Fomos aprovados. Mobilizamos meio mundo. Não nos limitamos a chorar o leite derramado. Ativamos nosso "plano B", pusemos em prática algumas investidas diplomáticas. E tudo deu certo. Vencemos a luta contra o desânimo. Estamos confiantes...
O provérbio diz que "depois da tempestade vem a bonança". Bonança é o que se prenuncia para o final de semana ou para o início da outra. Existem sinalizações altamente positivas. Não nos perguntem porque estamos confiante. Nunca deixamos de acreditar na Justiça, na força do direito.
Na nossa já remota infância em uma cidade do interior, havia uma brincadeira que se chamava "chicote queimado". Consistia em achar um objeto escondido em algum lugar. Aqueles que procuravam tinham poucas pistas. Mas, quem escondia tinha que dizer quando alguém se aproximava do objeto: - "Tá quente"...
Com aquele mesmo entusiamo infantil temos encarado a nossa luta. E como na brincadeira do chicote queimado, parece que alguém, quem sabe um colega falecido, de algum lugar muito especial, está nos indicar:
-"Está quente", estamos chegando perto de nosso objetivo, da concretização de nosso sonho.
Queridos amigos, queridas amigas
Ao longo da semana fizemos várias movimentações. Na terça cumprimos uma programação acertada na reunião de quinta feira passada. Na quarta atendemos a convocação do SINDESP, para comparecer à Assembléia Legislativa. Da nossa ida à Assembléia só podemos adiantar que foi cumprido o programado e que havia um número considerável de professores, inclusive colegas da URCA. Nada mais podemos adiantar no blog. As estratégias mudaram. As informações agora serão cuidadosamente analisadas, pesadas e medidas. Quem quiser saber das novidades e de tudo o que ocorre nos basitdores tem que comparecer as nossas reuniões. Também estaremos disponibilizando algumas informações para quem não pode ir as reuniões mas tem e-mails cadastrados. Sábado sairá um boletim especial número 2 PISO SALARIAL AGORA e será enviado em anexo, por e-mail. É mais seguro.
Quanto às reuniões vamos exercer um rigoroso controle para evitar a presença de penetras (infelizmente eles existem).
Pedimos também aos pessimistas e àqueles que estão "pegando o bonde andando" que, nas suas manifestações, não assumam posturas professorais de quem tudo sabe. Tem gente saindo das sombras querendo desqualificar o movimento e redirecioná-lo a sua maneira, em seu benefício. Nós estamos na luta desde abril.
Não é hora de discursos demagógicos. É hora de ação porque "quem samba fica e quam não samba vai embora".
É necessário um gesto de grandeza de todos: abdicar de pretensões individuais. E que os grupos que anseiam o poder não queiram ver na nossa luta e na nossa mobilização uma possibilidade de obter dividendos pessoais ou eleitorais. Não é hora para isso.
A Universidade é o locus privilegiado do saber e, definitivamente, nós não somos uma manada para ser conduzida por oportunistas. Amanhã ou depois que apareçam os "salvadores da pátria" que irão assumir a paternidade ou maternidade da implantação do PISO. Mas, por enquanto, não atrapalhem. Assumam depois. Isso não nos preocupa. Nós não estamos com nenhuma pretensão. Reiteramos que estamos apenas fazendo a nossa parte.
Caberá apenas uma pergunta: onde os "salvadores da pátria" estavam da hora da amargura e do desânimo?
Estamos nos reunindo religiosamente todas as semanas. As nossas reuniões são um espaço democrático de discussão de idéias. Há divergências, mas já conseguimos amadurecer o suficiente para estabelecer um diálogo educado e cordial.
Há quem não acredite na eficácia dessas reuniões. Há que critique o blog e, pasmem, tenta implodí-lo. E é gente que faz parte da ação e que deveria fazer parte dessa luta aberta e transparente. Nós não trabalhamos na sombra.
O blog deu transparência e socializou as informações.
Vamos mantê-lo no ar, com a mesma responsabilidade de sempre. Sem medo de nada e de ninguém. Estamos tomando alguns cuidados porque ele hoje é visitado por muitos e no meio dos visitantes estão algumas "personas non gratas".
No mais, nossa crença inabalável que a vitória definitiva estará proclamada em poucos dias.
Nós acreditamos, porque sempre tivemos boas razões para isso, no primado da Justiça no estado democrático de direito.
Veja agora no site da quarta vara da Justiça do Trabalho:
A dra. Glaydes Sindeaux pediu ontem o prosseguimento do feito. Isto traduzido quer dizer: execução ou implantação do PISO SALARIAL.
PREPAREM SEUS CORAÇÕES !!! AMANHÃ TEREMOS BOAS NOTÍCIAS NA REUNIÃO DO SINDESP!!! COMPAREÇAM!!!