JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

sábado, 1 de novembro de 2008

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS



EDIÇÃO DE HOJE, SÁBADO DIA 01 DE NOVEMBRO DE 2008


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS


Vamos reproduzir no espaço do blog o artigo da lavra do amigo e colega prof, Mourão. publicado hoje, no jornal O POVO.



Dois pesos, duas medidas
Antonio Mourão Cavalcante
01 Nov 2008 - 00h22min
Acompanhei com vivo interesse as discussões, na Assembléia Legislativa, sobre a mensagem enviada pelo Governador propondo que os servidores fazendários do Estado possam receber dinheiro público, pela função que exercem, além do que é estipulado pela própria Constituição Estadual. Parlamentares ligados ao governo vociferavam que os fazendários merecem esse prêmio. O sempre diligente deputado Heitor Férrer, ainda tentou argumentar que esse arranjo é inconstitucional, mesmo sabendo que os fazendários são dignos de respeito e de ganhar um bom salário. Mas, esse caminho é ilegal. Ou melhor, inconstitucional. Inútil a argumentação. O que vem do Palácio é para ser obedecido. E, os senhores deputados, que cuidam de elaborar e defender as leis, calam-se e obedecem... Disse o deputado Baquit: "Os fazendários merecem!" De minha parte, confesso que fiquei preocupado com essa suposta variação de humor do Governo. Um dia, argumenta que não tem dinheiro, que os cofres estão vazios. Que a crise vem engolindo tudo. No outro, desmanchando-se em gentilezas, propõe - ele mesmo, Governo - mensagem em que salários passam ser até maior do que o do chefe do Estado. Impossível não pensar nos pobres professores da UECe... sim, aqueles que ainda lutam pelo piso salarial. Há 20 anos batalham para ter reconhecido e implantado um direito. Eles caíram na bela ingenuidade de procurar a Justiça. Demoraram mais de duas décadas em busca de seus direitos. Mais de uma centena e meia deles morreram pelo caminho. Mas, conseguimos. Há um ano esse processo foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do país. Deu ganho de causa aos professores. Ordenou que o Governo obedeça. Que faz o Governo do Estado? Simplesmente não cumpre a decisão judicial. Recorre a malabarismos e filigranas protelatórias. Faz-se de morto. Sabe o que diz o líder do governo, deputado Nelson Martins: "Estamos realizando negociações com os professores. Breve daremos solução a esse problema." Somos problema. Trocado em miúdos: ordem judicial nessa terra, não se cumpre.. Na próxima encarnação juro que vou ser fazendário e amigo de deputados...
Antonio Mourão Cavalcante Psiquiatra a_mourao@hotmail.com
Quem quiser acessar a página do jornal O POVO onde se encontram o artigo da prof. Mourão e os comentários, é só clicar no título do artigo.
Nosso comentário postado no Jornal O POVO on-line:
PISO SALARIAL E A LÓGICA DO GOVERNO DO ESTADO
Há alguns meses o Governo do Estado fez tramitar em, caráter de urgência, na assembléia, sem discussão, no prazo de uma semana, o famigerado PCCV dos professores das universidades estaduais do Ceará. Esse "presente grego" retirou conquistas históricas como os 40% da regência de classe que foram reduzidos a 1%, retirou parte das gratificações de titulação da Dedicação Exclusiva. Perdeu em todas as instâncias da justiça quando quis anular a lei que criou o PISO SALARIAL dos professores. Nega-se a cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal. Acena com um "acordo" e não cumpre a sua parte. PARA OS FAZENDÁRIOS, CONCEDE VENCIMENTOS ALÉM DO "TETO" E PARA NÓS NEGA-SE A CONCEDER O "PISO". Argumenta que os mesmos arrecadam. Nega aos professores universitários o reconhecimento de seu trabalho na formação de quadros para o desenvolvimento do Ceará. Compromete-se apenas com o presente e despreza o futuro que tem como fulcro a educação. Pratica, sem remorsos e sem pudor, a lógica cruel do capitalismo. E ainda se diz "socialista" e moderno...
Gilberto Telmo Sidney Marques-prof. adjunto da UECE

Um comentário:

Maria Antonieta Hollanda disse...

Concordo plenamente com você, professor Telmo. Por que os fazendários têm direitos e nós não os temos? Conquistamos o nosso piso, por isso temos de lutar por ele.
Quando escolhemos a profissão de professor/a, pensávamos que iríamos educar, formar cidadãos decentes, dignos. E onde está a decência do governo? Por que são dois pesos e duas medidas, como afirmou com muita propriedade o professor Mourão? Não tenho nada contra os servidores fazendários, mas deveríamos ter os nossos direitos garantidos. Só não os ganhamos porque somos professores?
Não temos dignidade? Somos profissionais competentes também... por isso merecemos respeito.
Parabéns, professores Telmo e Mourão. Vocês estão dando um alento a essa situação tão vexatória pela qual estamos passando.

Professora Maria Antonieta Hollanda Carvalho - aposentada do Curso de Língua Portuguesa da UECE.