Uma anti-lição de democracia e cidadania: um exemplo que não deve ser seguido.
Apesar de ter a compreensão histórica que a arrogância colonial está infiltrada no sangue dos nossos governantes, torcia, embora um tanto descrédula, que o Governo do Estado do Ceará respeitasse uma decisão tramitada e julgada o mérito pelo Supremo Tribunal Federal. Isto porque aprendi nos bancos escolares da democracia republicana que o governo é composto por três poderes independentes entre si: executivo, judiciário, legislativo.Além do mais, aprendi também que a cidadania incorpora três dimensões: civil, política e social. E que o direito à justiça é um direito constitucional sagrado.Pois bem,na condição de professora estou vivendo um dilema intelectual e existencial,não sei mais dizer para os meus alunos qual é o regime constitucional que ampara as decisões do Governo do Estado do Ceará, haja vista que o mesmo desrespeitou frontalmente a uma decisão do STF.
O que estou assistindo é um verdadeiro espetáculo de violência,à luz do dia, ao Estado de Direito Democrático por parte dos poderes locais vigentes. O Brasil todo precisa tomar conhecimento desse fato para não correr o risco, no futuro, de ver o retorno de antigos regimes ditatoriais. Seria um retrocesso histórico sem precedentes.
O cidadão cearense está hoje de luto, órfão da justiça e refém da tirania despudorada dos seus gestores. Os professores das universidades públicas estaduais estão acuados,sob a mira de governantes autoritários e prepotentes.
Felizmente não estamos mortos. E é com o triunfo da vida que estamos lutando, reivindicando para que nossos direitos constitucionais sejam restabelecidos.
Resta ainda para o conjunto de professores a tarefa de ensinar para nossos alunos que essa "lição"de força e desrespeito às leis vigentes do país não deve ser seguida. Isso não é comportamento de um cidadão civilizado, e sim dos Fernandinhos Beira Mar da vida.
O exemplo que está sendo dado pelo governo é uma anti-lição democrática, é uma anti-lição de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário