EDIÇÃO DE HOJE, DIA 31 DE JANEIRO DE 2012
|
dr. Euclides Ferreira Gomes
Junior, prof. da UVA |
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Lendo a relação de professores da Universidade vale do Acaraú constante no processo, encontramos o nome do Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, pai do atual governador do estado, um de nossos mais cruéis algozes.
Leiamos a matéria abaixo
José Euclides Ferreira Gomes Júnior, nasceu na cidade de Sobral - Ceará, em 29 de março de 1918. Era o sexto filho do Coronel José Euclides Ferreira Gomes e Dona Carmosina Pimentel Ferreira Gomes. Estudou no Ginásio Sobralense, e partiu para o Sul do país, onde formou-se em Geografia, História e Direito. Foi professor catedrático nas disciplinas de Sociologia, Antropologia e História, em São Paulo e na Faculdade de Filosofia Dom José - da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Casou-se em 27 de janeiro de 1957 em Pindamonhangaba - São Paulo, com Maria José Santos Ferreira Gomes, com quem teve cinco filhos: Ciro Ferreira Gomes, advogado, político de expressão nacional; Lúcio Ferreira Gomes, engenheiro civil, casado, Cid Ferreira Gomes, engenheiro civil, Prefeito Municipal de Sobral; Lia Ferreira Gomes, médica, e Ivo Ferreira Gomes, advogado e Chefe do Gabinete do Prefeito de Sobral.
Voltou ao Ceará no início da década de 60, objetivando contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de Sobral.
Foi defensor público, e militou até seus últimos dias, usando a tribuna como arma em defesa dos mais carentes.
Homem forte, culto, determinado, honesto por excelência, chefe de família exemplar, caráter ilibado, honrado e probo, foi militante político, mantendo a característica herdada do seu avô, José Ferreira Gomes - 1º Prefeito de Sobral (após a Proclamação da República) e de seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, que fora vereador e presidente da Câmara Municipal de Sobral, posição esta que o conduziu ao cargo de prefeito interino da cidade e deputado estadual classista. José Euclides foi prefeito de Sobral no período de 1977 a 1982, eleito à época, Melhor Prefeito de Sobral. Sua administração foi modelar, assinalando uma fase de crescimento do município com adoção de medidas modernas, sérias e de alcance do cidadão. Ele deu exemplo de probidade e seriedade, no trato com a gestão pública, para toda a região. Seu exemplo serviu de modelo para seus filhos e aliados políticos, que até hoje trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida do povo.
Uma frase que o identica: " A melhor política é trabalhar pelo povo, com simplicidade, eficiência e probidade".
José Euclides Ferreira Gomes Júnior faleceu em Sobral no dia 27 de junho de 1996, aos 78 anos.
Obs do blog: Dá para entender como um governador, filho de professor de universidade estadual odeia tanto os professores universitários e do ensino médio?
2 comentários:
Amigos, o doutor José Euclides Ferreira Gomes além de professor, foi também dirigente de um dos cursos da UVA! Tem mais: não é só o pai do nosso Governador Cid Gomes que tem ligação direta com a UVA! O doutor Lúcio Ferreira Gomes, seu irmão, que foi Chefe de Gabinete do outro doutor ex-governador Ciro Ferreira Gomes – que também ensinou na UVA mas não chegou a ter vínculo empregatício - é também professor da UVA. À época, porque fora defenestrado do cargo de Diretor do Curso de Engenharia de Operação, seu primo legítimo, o “doutor” José Mário Pimentel, licenciado em matemática pela UFC, irmão da “doutora” Ada Gomes Pimentel, hoje, novamente com assento no Conselho Estadual de Educação, o nosso jovem engenheiro civil, formado pela UNIFOR, assumiu seu lugar, lá ficando durante alguns anos, e só deixou o cargo porque veio assumir a Chefia do Gabinete do Governador, onde solicitou disposição do cargo para servir ao Estado, continuando, com isso, a receber seus milhões! Depois do término do governo Ciro Gomes, ele passou a assumir empregos na área privada - claro, afinal ele não iria voltar para Sobral e ministrar aulas na UVA - e, nesta condição, solicitou licença, sem remuneração. Daí pra cá eu confesso não sei mais de NADA! Até hoje, segundo consta, ele é um dos diretores da famigerada empresa telefônica OI, ainda no rescaldo da época em que seu irmão Ciro fora Governador! Tem mais: não são só os familiares diretos (pai e irmão) que têm relação com a UVA, há primos e tios, todos professores da UVA! Mas, não tem problema: todos terão que ser beneficiados com a grana que o Estado do Ceará nos deve desde 1991, graças ao inoxidável Ta$$o JereiJato! E vão receber, sim, chova canivete! Mas, se eles quiserem abdicar da grana e me doar, eu agradeço de coração, afinal, hoje eles não precisam mais duma merreca dessas! Outrora, sim! E viva a Justiça!
Caro Telmo:
O nosso blog, com nova roupagem, está muito bonito. A mudança foi oportuna, porque, em breve, teremos ótimas notícias acerca da reimplantação do piso e é bom que estejamos com "roupa nova" para participarmos da festa!
Um abraço fraterno.
Postar um comentário