JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

QUAL O PROBLEMA? ARTIGO DO PROF. CAJUAZ FILHO

2a. EDIÇÃO DE HOJE, QUINTA FEIRA, DIA 31 DE JANEIRO DE 2013
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
O prof. Cajuaz Filho nos remete artigo para degustação de nossos leitores. 
Apreciemos este lúcido comentário.Leiamos:



QUAL O PROBLEMA???


O Diário do Nordeste do dia 29 de janeiro de 2013 publicou artigo do Prof. Marcos José Diniz da Silva(*) cujo título é “Doa a quem doer.” Beleza pura!
O assunto ali tratado é a mais cristalina das verdades. No início do artigo, ele relembra,com alegria, a retomada do estado de direito e, consequência lógica, a independência dos três poderes que, segundo a Constituição, devem ser harmônicos e independentes,  não subservientes.
Se isso nos alegra também, a outra face da moeda nos entristece: “Quão incomodados ficam os governantes acostumados aos atos arbitrários, ao poder personalista e patrimonialista que amesquinha e imbeciliza o povo,” e eu acrescento, atemoriza e achincalha o poder judiciário sem dar bolas para suas decisões.
Como prova dessa verdade, ele apresenta dois casos: 1) A não obediência a um preceito constitucional que proíbe dar nomes de pessoas vivas a órgãos públicos, como acontece em Sobral, até mesmo com parentes do governador; 2) O desprezo e a desobediência à determinação do Ministério Público, pelo governador, quanto ao cachê da cantora Ivete Sangalo.
A resposta do governador quando questionado sobre o assunto: “Vou continuar promovendo essas festas doa a quem doer”.
Em ambos os casos, continua o articulista, nota-se uma harmonização entre os tribunais estaduais e o governador, assegurando-lhe mando absoluto e liberdade para o deboche aos princípios republicanos e à própria Justiça e conclui: Os incomodados que se ...”
Pegando a deixa do Prof. Diniz quero acrescentar mais um caso em que o governador afronta e achincalha a justiça: a implantação do piso salarial dos professores das universidades estaduais.
Esse affair já completou bodas de prata e, em 2007, o STF decidiu pela constitucionalidade da reivindicação dos professores. Agora, só uma coisa a fazer: implantá-lo.
A execução foi iniciada pelo Tribunal do Trabalho. Foi suspensa. Por quê? Mando absoluto e deboche do governador para com o Judiciário.
Na minha santa ignorância jurídica, a coisa é tão fácil de ser resolvida. O processo chegou às últimas instâncias. Foi decidido? Acabou-se. Doa a quem doer.
Como o Professor Diniz, apresento comprovação de minha afirmação.
Não há mais nada a discutir. Alea jacta est. A sorte está lançada. Agora quem for podre que se quebre.
Qual o motivo de o Tribunal do Trabalho postergar a execução de uma decisão do Supremo? Por que desembargador X, desembargador Y, desembargador Z e demais letras se julgam impedidos?
Será necessário sair de nossa região para fazer valer uma decisão da Suprema Corte da Justiça Brasileira?
Acredito que não. Os juízes são vitalícios nos seus cargos justamente para não terem medo de executarem as decisões da justiça e dar direito a quem o tem, quer agrade, quer desagrade. Por isso os juízes devem ser intemeratos e intimoratos.
Agora faço uma pergunta e espero uma resposta: Qual o problema?    

Prof. José Cajuaz


(*) O professor Marcos José Diniz é graduado com Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-1988), Especialista em Questões Teóricas e Metodológicas da História pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1994), Mestre em Sociologia (UFC-2000) e Doutor em Sociologia (UFC-2009), com tese versando sobre atuação de maçons, espíritas e teosofistas no Ceará. É professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde 1992, lotado no Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Quixadá-Ce). Trabalha com temáticas vinculadas à história das religiões e religiosidades, história das idéias e movimentos sociais, especialmente Maçonaria e Espiritismo no Brasil. 
Extraído da plataforma Lattes (Texto informado pelo autor)

Nossas estatísticas:

Visualizações de página de hoje

563
Visualizações de página do mês passado


15.519
Histórico de todas 
as visualizações de página


333.359


Postagens publicadas: 1274. 
Comentários publicados: 1248
Este blog está na rede mundial de computadores desde abril de 2007 e é acessado em vários países do mundo. Veja os acessos:

Visualizações de página por país no período de 24/01/2013 (23:00)- 31/01/2013 (22:00)

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
2774
Estados Unidos
74
Rússia
26
Alemanha
10
Bulgária
8
Reino Unido
5
Áustria
1
Belarus
1
Suíça
1
Israel
1

2 comentários:

Anônimo disse...

Colegas,

Uma lindeza, o artigo do Prof. Cajuaz Filho. Objetivo, claro, de uma lucidez inquestionável. Um material valioso para ser divulgado nas redes sociais, nos jornais etc.
Parabéns, Professor, e que venham outros artigos desse quilate...

Anônimo disse...

Colegas de “dignidade insubstituível” (arre!), hoje, primeiro de fevereiro de 2013, faz exatamente 427 dias que os supremos Ministros da mais alta Corte da Justiça Brasileira, quando, por unanimidade, discutiram e votaram, em plenário o nosso processo, e disseram em alto e bom tom, que o Piso salarial dos professores da URCA, UVA e UECE era legal, e, portanto, o Governo litigante de má fé, deveria, imediatamente, pagar todo o atrasado que ele nos deve a mais de um quarto de século, e, implantar, por conseguinte, o Piso Salarial!

Neste caso, o tal “fumus boni júris”, ou seja, o “sinal do bom direito”, e o “periculum in more”, isto é, o “perigo da demora” para nós nada disso teve nenhum valor. Foi tudo parar na lata do lixo e está amontoado nas sarjetas da arrogância de nossos governantes, que tem no direito e na justiça, armas para quando lhes bem convier, e mais porra nenhuma! Revoltante!

Tem mais: depois de amanhã, mais uma efeméride será por nós comemorada; trata-se da famigerada liminar inominada da lavra do doutor Judicael Sudário, que numa só lapada, mandou as ordens dos supremos Ministros do STF para a cucuia. Pois bem: depois de amanhã sua canetada completará 120 dias. E tudo fica como dantes no quartel de Abrantes! Que vergonha! Quanta revolta!

E viva o que mesmo? A Justiça? O Voto? A Arrogância? Sei lá! Viva! Viva!

Prof. Célio Andrade.