JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

EDIÇÃO ESPECIAL DE HOJE, DIA DO PROFESSOR, QUARTA FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2014
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

HISTÓRICO DO DIA DO PROFESSOR:


No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto do Presidente João Goulart  definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
(texto extraído da Wikipedia )


Caríssimos amigos, caríssimas amigas:
Neste dia a nós dedicado prestamos nossa homenagem especial a todos aqueles que exercem a digna profissão do magistério em todos os níveis. Queremos destacar aqueles que fazem parte da ação PISO SALARIAL, vítimas da perseguição continuada de todos os governos do estado do Ceará desde o longínquo ano de 1987. Homenageamos aos que se encontram enfermos e alquebrados pelo peso da idade e do sofrimento. Elevamos nossas preces pelos que já partiram sem obter a realização do sonho de melhores dias. Recordamos aqueles que faleceram recentemente como os professores Lianio, Neusa Barros, Bóris. E aqueles que deixaram prematuramente o nosso convívio como os professores Cleiton Batista Vasconcelos, do curso de matemática e Rui Carlos da Silva Barros, do curso de Química, ambos mortos em plena atividade, na fase mais produtiva de suas vidas.

NOSSA CAMINHADA

A luta continua até a vitória final ou sermos também tragado pela fatalidade. Nunca esmoreceremos.
Blaise Pascal, citado pelo amigo filósofo Francelino, disse certa feita: “O silêncio dos espaços infinitos me apavora”. Não nos apavoremos. É tempo de aguardar o que há de vir. A defesa fez a sua parte. Cabe agora a Dra. Kaline Lewinter decidir como executar o que determinou a mais alta corte de justiça do país, o Supremo Tribunal Federal. Em contato recente a nossa advogada nos inspirou muita confiança em uma decisão favorável aos nossos direitos.
Da nossa parte não há muito que fazer no momento e não vamos alimentar utopias e nem falsas esperanças. Eis a razão de nosso silêncio. O compromisso com a luta e com a transparência persiste, no entanto.
Um bom  dia do professor!

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER! VENCEREMOS!
Neste dia a nós dedicado fiquemos com Lecy Brandão interpretando Anjos da Guarda




3 comentários:

Anônimo disse...

O candidato Camilo mencionou no debate do dia 23/10 que os Professores da UECE ganham mais do que os Professores da UFC. Concordam?

Anônimo disse...

Curioso é que vários professores da UECE fizeram concurso para a UFC. Deve ser maravilhoso lecionar na Federal, já que lá os professores ganham menos que na UECE...

mara maracaba disse...

O importante é que as medidas cabíveis para cada momento estão sendo tomadas. Nós não vamos morrer na praia, pelo menos, não todos! Há de ficar alguém para testemunhar a reimplantação do nosso piso salarial, aquelas parcelas que deixaram de nos pagar e os precatórios! Aguentamos até aqui e prosseguiremos pois acreditamos que a justiça seja feita, mais dia menos dia...O governador eleito, precisa de informações verídicas e irrefutáveis! Professor Telmo, grata pela homenagem ao dia do professor, que deveria ser a profissão mais valorizada desse país!