DECISÃO HISTÓRICA:
"Como se vê, as recentes decisões do STF e do TST, só vêm corroborar o entendimento desta julgadora de que inexiste obstáculo para retomada da execução, vez que, repito, as medidas que recomendavam a suspensão do feito foram revogadas.
. "Assim, urge a adoção de providências no sentido de determinar que as reclamadas reimplantem em folha de pagamento dos substituídos o piso salarial deferido em sentença"(DO DESPACHO DA DRA. CHRISTIANNE - JUÍZA DA QUARTA VARA EM 12.03.2012)
JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011
CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011
ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.
Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.
EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE AGOSTO DE 2017
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
A AUDIÊNCIA
Professor Gilberto Leitão, Dr. Célio, Dr. Júlio, o professor Eliezer Alves
Aconteceu hoje na 10ª Vara mais uma audiência para tratar do processo que a diretoria do SINDESP move contra a diretoria destituída.
Por conta das férias da juíza titular assumiu o comando a juíza substituta Dra. Raquel Carvalho Vasconcelos Souza.
Dr. Júlio e colaboradores, auditor Claudio e Dr. Célio e ainda o professor Eliezer Alves
A mencionada audiência marcada para às 9:30 h só veio a começar efetivamente às 12:26 h. A ata publicada nesta edição destaca alguns requerimentos, a inclusão das testemunhas e a indicação de um perito contábil para analisar as contas da diretoria destituída.
A nova audiência com a oitiva das testemunhas foi marcada para o dia 24.11.2017 e ocupará todo o expediente da 10ª vara.
Leiamos o fac-símile a ata da audiência:
SEGREDO DE JUSTIÇA
Quem não compareceu perdeu a oportunidade de indagar da juíza a explicação sobre o segredo de justiça que está servindo de cavalo de batalha para alguns. Na fase de instrução do processo foram introduzidos elementos que tratam da quebra do sigilo bancário e outros que fazem referências a uma investigação criminal ainda em andamento que corre em segredo de justiça. E, enquanto não ocorrem definições quanto à culpabilidade do réu prevalece a presunção da inocência (artigo 5º inciso LVII da Constituição Federal.
Não pedimos segredo de justiça, mas entendemos suas razões. Na última reunião que mantivemos no Crato já explicamos as razões e até citamos alguns documentos em nosso poder sem contudo exibi-los. Fizemos o mesmo em Limoeiro. E sempre respondemos a quem nos perguntou sobre o assunto.
Escancarar elementos de investigação e fazer sensacionalismo, armaria a defesa do réu, prejudicaria a ação e invalidaria todo o trabalho da acusação. A conclusão do processo deve ter um efeito pedagógico para desestimular práticas temerárias no futuro. A conclusão do processo dará uma resposta contundente. Não haverá qualquer tipo de contemporização e nem impunidade.
E AS PLANILHAS
A diretoria provisória do SINDESP, através do seu presidente, encaminhou dois ofícios ao magnifico Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio solicitando as fichas financeiras dos substituídos. No primeiro ofício a Projur argumentou que só poderia fornecer informações dos últimos cinco anos e não deu andamento. Acompanhamos o professor Gilberto Leitão e conversamos com o Reitor. A princípio pôs algumas dificuldades, mas depois pareceu se convencer, informando que só tinha restrições aos cálculos. No entanto, a PROJUR encaminhou o processo para a PGE que até a presente data não se manifestou.
Sem as fichas financeiras não é possível calcular os precatórios.
Mas, estamos cuidando do assunto há alguns dias e, sem açodamentos, vamos insistir até conseguir.
EDIÇÃO DE HOJE, SEXTA-FEIRA, DIA 25 DE AGOSTO DE 2017 CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS AMIGAS
"Sem um horizonte que nos encante
e torne esperançosa a luta, não
passaremos de tarefeiros, carentes
de perspectivas e de resultados".
Mahatma GandhSONHAR! ACREDITAR! LUTAR! VENCER!Foi publicado hoje um despacho do desembargador relator da reclamação constitucional interposta pela defesa. O despacho é claro, auto-explicável e não carece de exegese. Leiamos o fac-símile.
Advogados consultados asseveram que esse procedimento garante o amplo direito ao contraditório, sendo portanto normal e prudente e impõe prazos definidos para as manifestações.
Este blog vai continuar monitorando o processo e informando cada passo de sua movimentação.
AUDIÊNCIA NA 10ª VARA
Segunda-feira, dia 28 de agosto acontecerá mais uma audiência na 10ª Vara da Justiça do Trabalho no processo que envolve a diretoria destituída do SINDESP.
EDIÇÃO DE HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 23 DE AGOSTO DE 2017
CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS AMIGAS
A páginas tantas de seu Dezoito Brumário de Louis Bonaparte (1852) Karl Marx se manifesta: "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa".
Abaixo vamos reproduzir na íntegra uma postagem de 2008 que já revela nossa preocupação com a guerra fratricida que alguns insistem em estimular. Leiamos:
EDIÇÃO NOTURNA DE HOJE, DOMINGO, DIA 18 DE MAIO DE 2008
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Há mais de um ano estamos lutando na defesa de nossos direitos trabalhistas. Essa é a razão da existência do blog PISO SALARIAL AGORA e das nossas reuniões de todas as sextas feiras. É uma luta insana contra um inimigo poderoso, mas não imbatível. Desde os primeiros momentos tivemos a percepção de que seria uma luta prolongada. E por esse motivo nunca esmorecemos mesmo diante de alguns reveses. Nunca acenamos com falsas expectativas. Usamos sempre o bom senso. O papel do blog e das reuniões das sextas é apenas ativar a categoria. É um processo de catálise. Sabíamos das artimanhas do governo, da sua prepotência, da utilização de procedimentos não-éticos. Mas, o que mais nos desencantou nessa luta foi, sem dúvida, a ação destrutiva e solerte de alguns inimigos não declarados e que estão bem próximos a nós. E o governo tem naqueles que dividem a categoria seus maiores e mais eficientes coadjuvantes.
Não desanimaremos. Prosseguiremos a batalha. Enfrentaremos com inteligência as próximas etapas atacando, sem prévio aviso, onde menos o inimigo esperar. Contra a prepotência só a força da inteligência, da sabedoria. Vamos lutar ainda mais até a "parada total dos motores" como diz o jargão aeroviário que os comandantes usam ao pousarem as aeronaves nos seus destinos. Quem quiser nos acompanhar será bem vindo. Quem optar em ficar no meio do caminho, assuma sua postura e arque com as conseqüências, mas nunca credite a sua desdita a ação de outros. No futuro faça o seu "mea culpa" assumindo sua própria omissão.
Quanto a nós vamos prosseguir como o beija-flor da historinha abaixo:
O elefante e o beija-flor
Certo dia, houve um grande incêndio na floresta, e todas as áreas foram cercadas por um fogo denso. Os animais, atônitos, não sabiam o que fazer e nem para onde correr. De repente, todos pararam e viram que o beija-flor ia até a margem do rio, mergulhava, pegava em seu bico algumas gotas de água, voava até o fogo e deixava as gotinhas caírem sobre as labaredas. O elefante, vendo aquilo, disse-lhe: “Você está louco? Acredita que estas simples gotas podem apagar um incêndio tão grande?” Ao que o passarinho respondeu: “Eu estou fazendo a minha parte e se todo mundo ajudar com certeza conseguiremos alguma coisa”.
Fiquemos agora com Doris Day em dose dupla
E com as nossas estatísticas no encerramento da edição:
EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 22 DE AGOSTO DE 2017
CARÍSSIMOS AMIGOS, CARÍSSIMAS AMIGAS
No dia de ontem foi publicada uma decisão do desembargador Jefferson Quesado Junior cujo teor estamos repercutindo abaixo:
Uma virose complicada nos tem mantido em repouso relativo, mas ela não nos impede de acompanhar a tramitação do processo no TRT, através de nossas fontes. Mantenha-se informado acessando o blog.
ESCLARECIMENTO
Já explicamos no blog acerca da viagem a Brasília cuja audiência só foi confirmada na última hora. Dado o clima de beligerância, o aviso antecipado da viagem iria despertar em determinados espíritos as corriqueiras reações de deboches e ofensas. A pedido, lembramos aqui a história do sapinho surdo publicada na postagem no blog do dia 27 de novembro de 2013 e que se mantém atual.
A FÁBULA DOS SAPINHOS
Era uma vez uma competição esportiva de sapinhos. O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.
Havia no local uma multidão assistindo. E a competição começou.
Infelizmente uma onda de negativismo pairou sobre a multidão: "Que pena... esses sapinhos não vão conseguir, não vão conseguir!"
E os sapinhos começaram a desistir. No entanto, havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.
A multidão continuava gritando: "Que pena! Vocês não vão conseguir!"
E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um... exceto aquele sapinho que continuava tranquilo, embora cada vez mais ofegante.
Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. E a curiosidade tomou conta de todos, que queriam saber o que tinha acontecido... E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram: o sapinho era surdo!
(Autor desconhecido)
Não permitam que pessoas acomodadas, incrédulas e pessimistas influenciem de maneira negativa suas ideias, abortem suas iniciativas e matem a esperança contida em seus corações. Não deixem que alguém possa turvar e sabotar os seus melhores sonhos. Os sonhos se tornarão realidade. Você quer, você pode!!!
Fiquemos agora com Carlos Drummond de Andrade que é um convite ao desarmamento dos espíritos.
EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDA FEIRA, DIA 21 DE AGOSTO DE 2017
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Considerando o lamentável episódio que impediu a realização da reunião do Conselho Deliberativo do SINDESP para o estabelecimento das normas que balizariam as eleições e que escolheria a Comissão Eleitoral, faremos alguns esclarecimentos nesta postagem.
Enfrentando uma virose complicadíssima nos dirigimos ao Centro de Educação da UECE para participar de uma reunião do Conselho Deliberativo do SINDESP.
Para maior divulgação em todo o estado do Ceará reunião foi convocada através de edital publicado no Diário do Nordeste de 15.08.2017.
Leiamos o edital:
Para que possam cotejar com o estatuto registrado em cartório no dia 24 de julho de 2017, vamos reproduzir a página que trata do tema eleições. Leiamos:
Leiamos agora a página que trata de eleições na publicação do Diário Oficial do dia 31 de julho de 2017.
Observação do blog
Fica demonstrado que a citação dos artigos do novo estatuto estava corretíssima.
Leiamos o que diz o estatuto:
Art. 55. O presente Estatuto cuidará dos requisitos gerais do processo eleitoral, cabendo ao Conselho Deliberativo a elaboração de normas e regras específicas.
Art. 56. Será formada uma Comissão Eleitoral, composta de 3 (três) membros associados do SINDESP, que serão eleitos pelo Conselho Deliberativo.
Art. 75§ 1º A atual Diretoria, no escopo de atender os Artigos 55 (cinquenta e cinco), 56 (cinquenta e seis), 57 (cinquenta e sete) e 62 (sessenta e dois) deste estatuto, terá um prazo de 15 dias(quinze) dias para constituir a Comissão Eleitoral e um prazo de 30 (trinta) dias para organizar e realizar novas eleições.
Este é a realidade comprovada através de documentos. Compete ao Conselho Deliberativo a elaboração das regras e a indicação dos membros da comissão eleitoral
Lamentamos imensamente que a reunião tenha sido abortada pela ação destemperada e os sofismas de quem participou da elaboração do estatuto e demonstrou não conhecer os artigos acima mencionados, questionando o conteúdo do edital.
Ao final ainda tentam nos acusar de adulteração do Estatuto fato que repudiamos veementemente.
Encerrada a reunião alguém ainda se vangloriou de ter boicotado a reunião como se fosse um grande feito.
Quanto ao Estatuto, encaminhamos cópias do mesmo para muitos associados através de e-mails. Insistimos em afirmar que nada temos a esconder e nada temos a temer.
Não entendemos qual a motivação de quem quer tumultuar e retardar o processo eleitoral.
A intolerância e a agressividade nas reuniões estão assumindo proporções inimagináveis.
Inobstante a tentativa desesperada e continuada de sabotagem do nosso trabalho, a truculência, os ataques virulentos, a farsa grotesca e o falseamento da verdade vamos prosseguir desenvolvendo uma agenda positiva. E lutando, como sempre o fizemos, em defesa do SINDESP com foco na reimplantação do PISO SALARIAL.
Definitivamente não aceitaremos e não nos deixaremos intimidar por provocações nem chantagens.
O destempero, as agressões, a cizânia alimentam a guerra fratricida que só favorece o inimigo.
É hora de serenidade e de harmonia.
Fiquemos agora com Doris Day interpretando Autumn Leaves.
Estamos publicando nesta edição o fac-símile do memorial que foi entregue a ministro Luiz Fux na quinta-feira passada. O referido documento também formalizado através do protocolo de seu gabinete para facilitar o acompanhamento de sua tramitação. Leiamos:
AMANHÃ, DIA 21 DE AGOSTO, ACONTECERÁ A REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO PARA DEFINIR AS REGRAS GERAIS DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E A ESCOLHA DOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL, A PARTIR DAS 9:00 h (em primeira convocação), NA SALA 1 DO MESTRADO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO.
FAZEM PARTE DO CONSELHO DELIBERATIVO TODOS OS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA, MEMBROS EFETIVOS DO CONSELHO FISCAL E REPRESENTANTES DE CENTROS E FACULDADES.
Fiquemos agora com a suavidade da melodia e a beleza do cenário curtindo Nikos Ignatiadis in Inspiration.
EDIÇÃO DE HOJE, SÁBADO, DIA 19 DE AGOSTO DE 2017 QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS Nesta postagem estamos trazendo informações sobre a nossa missão em Brasília no dia 17 de agosto de 2017. Leiamos:
AUDIÊNCIA COM O MINISTRO LUIZ FUX
ANTECEDENTES
Com Nonato no STF
Há
alguns meses estávamos tentando, através de um dos nossos contatos em
Brasília, uma audiência com o Ministro Luiz Fux do STF. A oportunidade surgiu,
a audiência foi marcada para o dia 17 de
agosto às 14:00 h. Fomos informado apenas na semana passada e a conformação só
veio na segunda-feira, dia 14 de agosto, ao final da tarde.
Por não ter a confirmação prévia e
mais ainda por questões estratégicas e por razões óbvias, não podíamos publicitar
as informações. Não podíamos alertar o inimigo que poderia torpedear nosso
intento e simplesmente, através de lobistas, usando seus poderes políticos e
métodos escusos como de costume, intervir e cancelar a nossa sonhada audiência.
Com o deputado Paulo Henrique no STF
Em uma guerra, afirmam os especialistas,
há três níveis de informação: as que podem ser divulgadas amplamente, as que
podem ser conhecidas de um grupo restrito e as que devem ser mantidas em sigilo
até que produzam frutos. Foi por isso
que mantivemos o sigilo. Na quarta-feira, dia 16, quando já estávamos em
Brasília divulgamos parcialmente a informação sobre a nossa viagem, através do
blog PISO SALARIAL AGORA.
Acompanhou-nos o professor Raimundo
Nonato de Fátima Cavalcante que
intermediou a audiência através de nosso colega professor Paulo Lustosa e do
deputado federal Paulo Henrique Lustosa.
Na manhã do dia 17 de agosto
estivemos reunidos com o deputado Paulo Henrique Lustosa em seu gabinete na
Câmara dos Deputados para traçarmos as estratégias do encontro com o ministro
Fux.
POR QUE PROCURAMOS O MINISTRO LUIZ
FUX?
O Ministro Luiz Fux, devemos
lembrar, foi o relator da Reclamação
Constitucional 8613/2009 julgada improcedente por unanimidade dos ministros
presentes na sessão do Pleno do STF de 01.12.2011. Na ocasião sua
excelência o Ministro Luiz Fux determinou o prosseguimento da execução. Em
última análise o Juiz substituto Carlos Leonardo ao anular o processo estava
desacatando uma decisão do Supremo Tribunal Federal e uma determinação do
Ministro Fux.
A AUDIÊNCIA
Por volta das 16:00 horas fomos
conduzidos (professor Nonato,deputado Paulo Henrique e eu) pelo Cerimonial , através de seu auditório, ao Salão Branco do
Supremo Tribunal Federal. Cabe salientar
que estava acontecendo reunião do Pleno e que no intervalo do cafezinho nos
seriam concedidos 15 minutos para a conversa com o ministro.
Logo o ministro se aproximou. Havia
outro grupo para ser atendido, mas ele
pediu desculpas e priorizou o nosso atendimento.
Cumprimentou-nos a todos. Apresentamo-nos
em nome do SINDESP e dos substituídos da ação PISO SALARIAL. Quando o deputado
citou o processo ele lembrou de imediato e perguntou: “É o processo do qual o Dr. Paulo Bonavides faz parte?”E prosseguiu: “Na
época o governador (Cid Gomes) esteve comigo e afirmou que os professores iriam
ganhar salários absurdos e quebrariam o estado”.
De imediato contestamos a alegação afirmando
que o teto do estado não permitiria que os nossos vencimentos ultrapassassem os
vencimentos do governador no que ele, de pronto, concordou.
Daí em diante a conversa se tornou
mais fácil porque sua Excelência lembrou do processo e da decisão do Pleno. Na
ocasião entregamos a ele um memorial por nós subscrito. O passo seguinte, que seria o nosso foco
principal, foi tratar da esdrúxula sentença do juiz substituto da quarta vara.
Ao informar ao ministro da extinção do processo através de um juiz recém
chegado ao Ceará e sem o devido conhecimento, a reação do ministro foi de
perplexidade.
Afirmou taxativamente: “Ele não
podia extinguir um processo com trânsito em julgado”. E reagiu imediatamente: Procurou
no bolso do paletó uma caneta e não
encontrou. Oferecemos nossa caneta e ele escreveu algo que não pudemos ler na
página inicial do memorial.
Acrescentamos informações sobre a
devolução pretendida pelo juiz e ainda sobre a perda de mais de 300
substituídos e a situação deplorável de boa parte de nossos companheiros e
companheiras.
O professor Nonato pediu permissão
para se aproximar e reforçar nossos argumentos junto ao ministro. Em nenhum momento o ministro Fux demonstrou preocupação
com o tempo. Nem precisamos de 15 minutos para expor nossos problemas. Fomos concisos e objetivos e gastamos cerca de 12 minutos.
Terminamos nossa entrevista com um
apelo que ele tomasse alguma providência para que a justiça fosse estabelecida
de modo definitiva. Ele não falou que ia pensar, que ia ver. Não foi evasivo.
Prometeu ajudar.
Doravante nossos contatos em Brasília
farão o acompanhamento em Brasília e nos darão o feedback.
NO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Entre a reunião no gabinete do
deputado Paulo Henrique e a audiência com o ministro FUX, estivemos no Conselho
Nacional de Justiça onde fomos colher informações sobre os procedimentos que
devem ser adotados para fazer uma representação junto àquele órgão de controle
externo do judiciário.
Com as informações colhidas
estaremos tomando as devidas providências brevemente.
Fiquemos agora com a alegria de Claudia Cardinale para banir os maus espíritos que rondam as nossas vidas...