JULGAMENTO HISTÓRICO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM 01.12.2011

CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR O JULGAMENTO HISTÓRICO DE 01.12.2011

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO OS LINKS DO YOU TUBE ENVIADOS PELO PROF. MANOEL AZEVEDO. É SÓ CLICAR E VERÁ OS VÁRIOS MOMENTOS DAQUELE HISTÓRICO JULGAMENTO.

Abaixo, respectivamente, estão os endereços no youtube das partes 1 de 5, 2 de 5, 3 de 5, 4 de 5 e 5 de 5 do vídeo do julgamento histórico no STF.

http://www.youtube.com/watch?v=w4DHkYcKpoo
http://www.youtube.com/watch?v=rRE6L0fu4Ks
http://www.youtube.com/watch?v=gQzH1FNS5Sg
http://www.youtube.com/watch?v=8FqTJqKrjww
http://www.youtube.com/watch?v=z1UKoALstcI

terça-feira, 30 de setembro de 2008

NUVENS NEGRAS NO FIRMAMENTO?

EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 30 DE SETEMBRO DE 2008
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
A nossa conversa com o procurador geral dr. Fernando Oliveira na quinta feira passada nos deixou apreensivos. Na reunião de sexta feira comentamos com os companheiros tudo aquilo que foi objeto do encontro do dia anterior. Mas, ao mesmo tempo em que temos a obrigação de bem informar, também temos a responsabilidade de não especular, de não estabelecer o pânico na categoria.
Cumpre-nos a todos, com igual responsabilidade, monitorar o que está ocorrendo na SEPLAG e na PGE. Não podemos ceder mais nada.
Disse-nos o procurador que havia uma dúvida na interpretação da URV de um certo período de transição: de março de 1994 a junho de 1994, perído de alta inflação. Não temos ainda como quantificar a diferença que faz. Conversamos com o sr. Valdemar, o contador que nós contratamos. Ele reafirmou a exatidão de seus cálculos e nos deu uma informação convincente sobre a URV.

Criar um impasse nessa hora vai sem dúvidas trazer um enorme constrangimento para a categoria que em Assembléia Geral decidiu de maneira clara pela condução de um acordo. E a decisão da assembléia foi cuidadosamente trabalhada porque consiste em renúncia de parte considerável daquilo que nos é devido. Cortamos na nossa própria carne!!! Não podemos cerder mais nada!!! Seria uma capítulação condenável que nem os nossos mortos e nem os nossos filhos nos perdoariam. Na verdade boa parte daquilo que temos o direito de receber nem nos pertence mais. Diferentemente do que aconteceu recentemente não podemos negociar aquilo que não nos pertence. Pertence aos nossos descendentes.
Se houver algum impasse não nos cabe nenhuma responsabilidade, nenhuma culpa. Estaremos sendo mais uma vez lesados. Não vamos contemporizar com nenhuma tentativa de distorção daquilo que nos foi prometido de maneira oficial.
Mesmo sem documento escrito, foi empenhada uma palavra de quem é o interlocutor exclusivo do governo na questão piso salarial.

Qualquer que seja o nome utilizado, acordo, proposta ou tese, queremos o cumprimento integral daquilo que foi publicamente proposto em termos oficiais. Temos a gravação em DVD e vamos exibi-la.
A categoria exige e merece respeito. Sendo essa a última batalha de nossas vidas vamos nos superar nela. Vamos nos reagrupar. Vamos permanecer unidos em "uma só emoção" como diziam os ufanistas da copa do mundo de algum tempo atrás.
Qualquer mudança no discurso oficial é inaceitável. Vamos a luta, como diz sempre o nosso companheiro Fernandes. Com prudência vamos monitorar os acontecimentos de bastidores informando tudo o que soubermos. A categoria deve ficar atenta, mobilizada. Ainda não temos a dimensão da diferença que a nova interpretação do governo vai acarretar. Não é prudente informar sobre aquilo que não se conhece na sua inteireza!!!
Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida e, de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.
(Artigo I —dos Estatutos do Homem(Ato Institucional Permanente) de Thiago de Mello)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ANDAMENTO DO PROCESSO: AUDIÊNCIA COM O PROCURADOR GERAL DO ESTADO FOI HOJE


EDIÇÃO DE HOJE, QUINTA FEIRA, DIA 25 DE SETEMBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Na sexta feira passada (19.09.2008), ao protocolarmos junto à PGE a ata da assembléia geral de 08.09.2008, que aprovou por imensa maioria a iniciação de negociações com o governo, solicitamos uma audiência com o Procurador Geral Dr. Fernando Oliveira.

Três horas depois recebemos a sinalização positiva da PGE. Marcada em princípio para tarde de segunda feira, acabou acontecendo hoje por volta das 17:30 h. Ao marcarmos a audiência, fomos indagados sobre a possibilidade de entrarmos junto com o prof. Boaventura e concordamos.

Assim, estivemos lá juntamente com os profs. José Guedes, Alberto Gadanha, Pádua Ramos e decano prof. Jacinto Luciano. Participaram também da reunião, representando o SINDESP, os profs. Luiz Boaventura, Ary Sidou, Marcus Leopoldino e Perípedes Chaves.
A reunião contou ainda com a presença de nossa advogada, Dra. Glayddes Sindeaux.

No decorrer da reunião fizemos 3 perguntas:

1) O procurador geral é o único interlocutor autorizado a falar em nome do governo?

2) Procedem as informações do dep. Nelson Martins de que a referência ao salário mínimo para o cálculo do Piso Salarial só seria considerada de 1987 a 1988?

3) O teor da ata da assembléia retrata, na sua inteireza, a tese (ou proposta) do governo trazida até nós por ele (o sr. procurador)?

Da primeira pergunta recebemos a confirmação de que o Dr. Fernando é o único interlocutor autorizado a falar em nome do governo sobre o assunto piso salarial.

Respondeu-nos ainda o sr. Procurador que não tem nenhuma consistência a declaração do sr. Nelson Martins e que ele, procurador, havia consultado o governador sobre o assunto. O governador havia assegurado que a tese vai considerar a referência até 1990.

Portanto a afirmação do sr. Nelson Martins é desprovida de qualquer consistência, para nossa tranqüilidade.

Quanto à última pergunta ele respondeu afirmativamente: a ata retrata com fidelidade a intenção do governo.

Maiores informações vocês terão se comparecerem à reunião de amanhã as 10 horas no SINDESP. Pedimos encarecidamente que os interessados não se omitam. Não é justo ficarem telefonando em horários inconveniente nos fins de semana(no sábado ou no domingo depois do almoço, por exemplo). Tivemos uma semana muita cansativa e merecemos um pouco de paz.

Quer saber mais? Quer saber o que está faltando? COMPAREÇA!!!

Uma boa noite e até amanhã!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

ÚLTIMAS MOVIMENTAÇÕES NO TRT

EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 23 DE SETEMBRO DE 2008


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS


Recebemos de um colega a informação de que houve movimentações no processo.Aquele processo que tinha como relator o Des. Ronald e que foi acolhido por 2 votos a 1. O processo estava nas mãos do revisor, Des. Antero e agora está na Diretoria de Recursos. Vamos buscar a informação para melhor esclarecimento dos colegas. No entanto, achamos que o cenário o palco mais importante agora é o Palácio Iracema onde as decisões sobre o acordo serão tomadas. Vejam o que registra o site do TRT. Você poderá acessá-lo a partir do blog clicando no npumero do processo. ESTAMOS ATENTOS!!!




Processo: 00393/1992-004-07-40-0
Rito: Ordinario
Data/Hora: 23/9/2008 10:13:43
Relator: Jose Ronald Cavalcante Soares
Revisor: Antonio Carlos Chaves Antero
Origem: 04ª Vara do Trabalho - Fortaleza - Ce
Fase: Agravo De Instrumento Data da Autuação: 08/02/2008
Agravante: Estado Do Ceará
Advogado(s): Fernando Antonio Costa Oliveira OAB nº 7012-CEFrancisco Antonio Nogueira Bezerra OAB nº 7390-CEProcuradoria Geral Do Estado Do Ceara OAB nº 900001-CE
Agravado: Sindicato Dos Docentes De Ensino Público Do Estado Do Ceará - S I N D E S P
Advogado(s): Glaydes Maria Lacerda Sindeaux OAB nº 4019-CE
DATA
DESCRICAO
COMPLEMENTO
ORIGEM
DESTINO
19/09/2008 13:15:32
Remetido
Rec Em 19/09/2008 13:28 P/ Reginaldo Moreira Da Costa
GAB JUIZ ANTERO
DIR RECURSOS

18/09/2008 14:21:09
Concluso P/Despacho
Nº 00302/2008
GAB JUIZ ANTERO
GAB JUIZ ANTERO

HÁ SINALIZAÇÕES POSITIVAS NO HORIZONTE

EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 23 DE SETEMBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Felizmente podemos respirar. As aves de mau agouro estão dando uma trégua. Algumas inverteram a mão de direção de seus presságios e até difundem boatos alvissareiros e até inverossímeis.
Não podemos nos deixar contagiar por uma euforia exagerada. A condução do processo demanda ainda algum tempo. Há trâmites que devem ser seguidos. Várias informações, todas eles oriundas de fontes fidedignas indicam que a questão técnica está equacionada. Trocando em miúdos, o trabalho executado pelo contador Waldemar por nós contratado, foi aceito pela SEPLAG.
Falta agora a determinação do sr. Governador. Há também informações seguras de que o sr. Procurador Geral Dr. Fernando Oliveira mantém a sua proposta e pretende honrar aquilo que foi amplamente e seguindas vezes por ele divulgado como uma tese que defende há mais de um ano.
Convém salientar que, ao longo desse tempo, desde o nosso primeiro contato, não houve nenhuma mudança no seu discurso. Do nosso ponto de vista, está havendo coerência nas atitudes do nosso interlocutor.
Sabemos todos que o "acordo" que, até algum atrás trazia manifestações de desagrado da maioria da categoria, foi um gesto de renúncia diante de uma causa ganha. Impôs à categoria uma perda nos seus proventos e também nas diferenças salariais de quase 22 anos.
O gesto de renúncia é também um gesto de grandeza de educadores que ao longo do tempo foram espoliados e humilhados por sucessivos governos que nunca souberam reespeitar as universidades públicas estaduais.
Mas, com certeza, a opinião pública e oósteros jamais poderão acusar nossa categoria de intransigência. Soubemos transigir abdicando de direitos que nos pertencem e até aos nossos sucessores.
Estamos aceitando, majoritariamente, o acordo possível. Não capitulamos. A bem da verdade, estamos renunciando a parte considerável daquilo que nos é devido porque a categoria já não tem tanto fôlego para prosseguir na luta. Não tem sido fácil admitir isso. Mas, é a dura realidade.
Fizemos a nossa parte. A luta ainda não terminou. Agora se processa em outro cenário. Os protagonistas são o mesmo, mas muda radicalmente o contexto e mudam também as estratégias.
É a hora e a vez de praticarmos algumas virtudes. Continuar nas articulações políticas e diplomáticas junto ao governo. Acompanhar atentamente e sem açodamento, todos os passos da tramitação da negociação na PGE no palácio Iracema. Evitar intromissões indébitas de pessoas despreparadas que só atrapalham. Controlar ímpetos e conter a vaidade pessoal e os interesses politiqueiros.
Cabe agora ao governo fazer a sua parte. E isso deve ser cobrado.
A qualquer hora estaremos de volta. Repetimos: as sinalizações são todas positivas. Não há nuvens negras no ar.
Bom dia!!!
Em tempo: Na sexta feira protocolamos junto à PGE a ata oficial da assembléia geral que decidiu pelo acordo com o governo juntamente com sugestões para as regras de transição já conhecidas daqueles que estiveram na reunião de sexta feira.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

AMANHÃ TEMOS REUNIÃO, SIM.


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Amanhã, como soe acontecer todas as sextas, acontecerá a nossa reunião semanal às 10:00 h nop SINDESP. Compareçam. Vamos manter acesa a chama. Estamos avançando.

Grande abraço e até amanhã

quarta-feira, 17 de setembro de 2008


EDIÇÃO DE HOJE, QUARTA FEIRA, DIA 17 DE SETEMBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Recebemos as mensagens abaixo por e-mail.

1) Da nossa amiga profa. Coema do Centro de Humanidades:

Telmo, a questão que mais chama a minha atenção no momento é a priorização da folha dos médicos sobre a nossa.
Serão eles mais importantes que nós da educação? Talvez sejam, afinal a educação sempre foi posta em último lugar, mas a questão mais relevante é: quanto vale vale uma decisão do Supremo para o Governo do Estado?
Temos nos comportado bem. Não falamos nada para não atrapalharmos ou não zangarmos o nosso imperador. Ficaremos sempre calados? e a imprensa?
Coema
Querida Coema:
Na comparação com a categoria dos médicos vale salientar 3 aspectos que evidenciam algumas diferenças:
1) A categoria é organizada minimamente e pratica com muita decisão o corporativismo de sobrevivência. A nossa categoria é muito dividida. Tem dois sindicatos defendendo interesses antagônicos (veja o caso PCCV que um deles defende e que nos é danoso). Além disso, entre os que querem o PISO e o "acordo" com o governo não há unificação de esforços. Enquanto nós mantemos um blog para socializar as informações e garantir transparência nas ações, há pessoas que, isoladamente, se dirigem às instâncias da justiça, sem delegação de competência e sem conhecimento do processo para tentar intervir de maneira insolente nas decisões dos juízes, atrapalhando o trâmite, ao invés de ajudar. Outros se reunem em separado buscando fórmulas mágicas para equacionar o problema.
3) O terceiro fator é a ação determinada do sindicato da categoria do médicos que, estrategicamente, peitou o governo no período eleitoral. E o sindicato dos médicos tem muito maior poder de barganha que o nosso. A categoria poderia parar a qualquer momento e aumentar mais ainda o caos reinante no sitema de saúde. E quanto a nós? Podemos fazer o mesmo?
À imprensa nós já fomos com faixas, cartazes e banners. Fomos entrevistados e filmados pelo canal 22 (TV Diário) e pelo SBT. Estivemos na Assembléia Legislativa exibindo faixas e cartazes. Tivemos 3 minutos para denunciar a afronta do governo.
O que aconteceu?
Os canais (TV Diário e SBT) foram censurados e nada divulgaram. E, na hora em que começamos a falar na assembléia legislativa, nos tiraram do ar. É essa a imprensa que nós temos. Como resolver essa dificuldade? Pagando 8.000,00 reais por uma nota de meia lauda nos jornais locais. Quem banca?
Já propomos muitas iniciativas. Foram todas aprovadas. Quando buscamos os nomes das pessoas disponíveis para irmos ao Palácio Iracema, por exemplo, só uma meia dúzia se disponibilizou. Quem eram esses professores da meia dúzia? Os mesmos de sempre.
Não estamos cruzando os braços. Não podemos divulgar tudo o que estamos fazendo. Mas, estamos trabalhando e, sem alardes, dando passos seguros e conseqüentes na cobrança do cumprimento do "acordo".
Grande abraço
2)Do nosso amigo-irmão prof. José Guedes:


Caro Irmão,
Assim Telmo e um grupo de Companheiros dos melhores, a quem a proposta do Procurador Geral Fernando Oliveira (representando o Governador Cid), por ele integralmente mantida, foi pela vez primeira feita em setembro de 2007. Somente em dezembro vim a saber da existência do mesmo e da mesma(o grupo e a proposta) e, aceito pelos Colegas, venho a integrá-lo desde então, como um leal soldado-bombeiro a mais.
Agora, "e agora? José".
Acredito que agora, até como humana homenagem aos 204 que sucumbiram em meio à Caminhada, é trabalharmos honesta e claramente pela concretização do Acordo, cujos maiores beneficiários serão, de fato, as gerações futuras deste nosso Querido Torrão! Que "ao Rei só não demos a nossa honra".
José

José Guedes de Campos BarrosOAB.Ce. 1528
Querido amigo Zé Guedes, colega do Colégio Cearense de tantos anos...
Você tem sido mais que um soldado-bombeiro. Ao longo desses meses de nosso reencontro, tem sido nosso guia. Exemplo de cordialidade, solidariedade e muita generosidade. Ante a incompreensão de muitos você tem sido um moderador mercê de suas qualidades de "bombeiro". Quando o desânimo quer se apoderar de mim eu recorro a você para retroalimentar minha disposição de luta. E aí me fortaleço e prossigo. Tenho aprendido muito com você, meu velho.
Só não concordo é que se considere um mero soldado. Você, repito, é nosso guia.
Grande e fraterno abraço.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A NOTÍCIA, AFINAL


EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 16 DE SETEMBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Conforme anunciamos ontem, temos algumas notícias para os companheiros e as companheiras da longa jornada em busca do sonhado PISO SALARIAL.

Não nos foi possível a divulgação antes porque, de maneira responsável como nos convém, tivemos a preocupação de confirmá-las com outras fontes. Assim sendo consultamos 3 fontes diferentes e obtivemos a mesma versão. Não é sempre que isso acontece. Portanto, fica valendo como verdade aquilo que passamos a divulgar. Duas das fontes serão reveladas. A terceira que serviu de contraprova será preservada por razões estratégicas. Vamos logo ao que interessa:

1. Recebemos na manhã de ontem uma informação do Prof. Luiz Boaventura, presidente do SINDESP, dando conta de que a SEPLAG havia parado a apreciação da nossa situação porque priorizara a folha de pagamento dos médicos. Os médicos vinculados à Secretaria de Saude do Estado reivindicaram e obtiveram um aumento no salário-base além de outras vantagens a serem implantadas ao longo dos próximos dois anos,.através de negociação direta entre seu sindicato e o governo do estado. Isso representa, em termos de repercussão financeira, um reajuste de cerca de 200%.

Acrescentou ainda, o Prof. Boaventura que, na manhã de ontem, o contador Valdemar estaria reunido com os contadores da SEPLAG para a retomada dos trabalhos de avaliação de seus cálculos e o esclarecimento de dúvidas eventuais.

Ao longo do dia, e entrando pela noite, tentamos a confirmação. Nada conseguimos.

Na manhã de hoje entramos em contato com o Sr. Valdemar ( o contador que nós contratamos). Ele confirmou a informação do prof. Boaventura. Esteve de fato na SEPLAG conversando com os técnicos daquela secretaria. E disse mais: "os cálculos foram todos aceitos nos moldes propostos. Não houve objeções". A SEPLAG iria então produzir uma folha para que o governo conhecesse a repercussão financeira. E essa folha seria remetida para a PGE ainda ontem. Confirmou ainda o sr. Valdemar que, por necessidade de urgência, a SEPLAG havia de fato priorizado a folha dos médicos da Secretaria da Saúde do Estado e também a do DETRAN.

Hoje pela manhã fizemos a contraprova entrando em contato com uma fonte da SEPLAG que contou a mesma história sem acrescentar uma vírgula. Diante dessas confirmações, encorajamo-nos a publicar as informações. Neste tocante, o mais que correr por aí é pura especulação.

2. Um professor da UECE, colega nosso, que acompanha a TV legislativa, escutou e viu quando o Deputado Heitor Férrer provocou o líder do governo, Deputado Nelson Martins, sobre a reimplantação do PISO SALARIAL dos professores da UECE.

O sr. Nelson Martins afirmou que o governo iria reimplantar o "PISO SALARIAL de acordo com o texto constitucional considerando a referência ou o atrelamento ao salário mínimo até outubro de 1988". O sr. Nelson Martins só costuma falar aquilo que o governo quer que ele fale...

Fiquemos de sobreaviso porque a proposta do sr. Procurador Geral é outra. A referência ao salário mínimo, de acordo com o Dr. Fernando, deverá ser considerada até a mudança para o regime jurídico único (transição da CLT para o regime de estatutário). E, com certeza, já descemos até o limite da autoflagelação nesse processo. E o suposto "acordo" é vantajosíssimo. Para o governo, é óbvio. Para nós é o mínimo minimorum. Não há como negociar diferente.

Acrescente-se também que a categoria aprovou em assembléia geral, ocorrida cumprindo rigorosamente todas as formalidades, foi essa proposta. E não a que o sr. Nelson Martins está informando. Caso mudem as regras, perderá o governo a nossa credibilidade e nós não somos obrigados a aceitar uma proposta diferente. Seria tornada letra morta a assembleia geral. A categoria que fez a sua parte, seria vigorosamente afrontada. E aí só nos deixarão a alternativa de prosseguiremos com a ação na justiça.

Portanto, é hora de somarmos esforços e unificar as ações. Divididos como estamos estaremos fragilizados e presas fáceis do engodo e da má-fé. Não entendemos porque os grupos que defendem os mesmos interesses continuam divididos. Queriam o acordo, votamos o acordo. O que nos separa ainda?
Optamos por realizar as reuniões no SINDESP porque lá é o local apropriado. É o sindicato da categoria, responsável pela ação PISO SALARIAL. Não estamos lá por favor e temos sido muito bem tratados. O espaço e a participação são democráticos. Todos os que se inscrevem, ainda que seja para por "gosto ruim", nos fazer cobranças, nos criticar de maneira deselegante e dar palpites sugerindo ações inviáveis, têm a palavra assegurada. O portão está escancarado. Mas, há quem se reuna em separado buscando soluções mágicas. As atitudes de certas pessoas já nos fecharam as portas da quarta vara. É hora de nos irmanarmos e deixar de lado a vaidade e as pretensões pessoais. É um imperativo de sobrevivência da categoria.
Queremos crer piamente que o Sr. Nelson Martins não tem o aval do procurador Geral do Estado, dr. Fernando, o verdadeiro a autorizado interlocutor do governo, com delegação de competência tratar do assunto PISO SALARIAL e resolver o problema.
Não acreditamos em "retrocesso" como algumas pessoas estavam apregoando ontem. (Sinistrose pura, coisa de masoquistas) Até porque não se aplica o termo. Como pode retroceder aquilo que nem avançou ainda?

De qualquer modo, devemos ficar atentos.

É por essa e outras razões que insistimos na formalização da entrega da ata. Protocolar a ata é uma garantia de que a Assembléia Geral aprovou uma proposta emanada do governo. E a ata é precisa quanto à descrição da proposta. Assim sendo, independente da ação do SINDESP, um grupo de professores, daqueles que lutam pela reimplantação do PISO, vai protocolar a ata junto à PGE, arcando com as conseqüências desse gesto.
Como diria o nosso colega Fernandes, "vamos à luta".
Estamos e permaneceremos ligados. Grande abraço!
Leia nas próximas postagens: A lição dos médicos aos professores.

1a. EDIÇÃO DE HOJE, TERÇA FEIRA, DIA 16 DE SETEMBRO DE 2008

QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Recebemos o e-mail abaixo do querido amigo prof. Mourão

Telmo,Continuo nas trincheiras, até o último tiro... Veja artigo que escrevi no OPOVO, sábado (13.09). Seria interessante fazer chegar uma cópia desse artigo a quem de direito....(Governador, STF, Nelson Martins, etc..) e, obviamente colocá-lo em "nosso" blog. Um abraço, Mourão.

A escuta e a surdez
Antonio Mourão Cavalcante

A nação acompanhou, com vivo interesse, a denúncia que o Presidente da Corte Suprema do Brasil - Supremo Tribunal Federal - Ministro Gilmar Mendes, teria sido alvo de escuta telefônica clandestina.

Imediatamente, as vozes e os protestos foram unânimes em afirmar que a alta corte do país não poderia ser ultrajada dessa forma. Reuniões instantâneas foram providenciadas. O Presidente Lula recebeu a suposta vítima em audiência privada. Conversa longa. Parlamentares e ministros de Estado foram convocados a defender o órgão supremo da justiça brasileira. Feita uma consulta, imagino que a maioria do povo brasileiro não aprovaria referida manobra de bastidores, condenando os espiões - arapongas ...

Dir-se-á que o STF é intocável. Reduto supremo das decisões e pendências da nação. Não pode ser aviltado. Medidas enérgicas estão sendo tomadas e os culpados devem ser exemplarmente punidos.

De minha parte, aqui da distante província, fico me perguntando: Será que o STF não se sentiria igualmente agredido, tomando conhecimento que uma de suas decisões continua sem cumprimento por parte do Governo do Estado do Ceará? O processo do Piso dos professores da UECE foi julgado pelo douto Supremo, indicando a implantação imediata do pleito docente. Até hoje, referido julgamento continua letra morta. Aprendi que uma decisão judicial se cumpre. Não se discute. Mas, aqui no Ceará - refiro-me ao pronunciamento do nobre líder do Governo Estadual - deputado Nelson Martins, que na Assembléia Legislativa (terça-feira - dia 09.09), afirmou estar o Governador "tentando negociar" a decisão do STF com os professores da UECE.

Pode ser que eu esteja equivocado. Mas, se o protesto contra os grampos telefônicos tem cabimento e é uma coisa inaceitável, o que dizer de um Governo que não cumpre uma ordem emanada da Corte Suprema do país?

No caso da escuta clandestina, ninguém sabe quem mandou, nem muito menos quem fez. Aqui, se sabe quem faz, e quem não cumpre. Tem endereço e nome facilmente identificáveis. Está nos autos do processo. Será que isso não configura semelhante desrespeito ao maior tribunal judicial do Brasil?

Antonio Mourão Cavalcante -

Médico e antropólogo. Professor Universitário da UECE e da UFC

Querido Mourão:

Foi nessa tricheira que nos encontramos há mais de 15 anos nas nossas assembléias na quadra do Centro de Humanidades. Foi lá que discutimos essa sagrada utopia chamada de PISO SALARIAL. Foi lá que, organizados, lutamos pela regência de classe, o pó de giz (primeiro foram 30% e depois mais 10%), subtraído com o beneplácito de alguns que desconhecem a nossa luta e pensam (e às vezes afirmam) que a UECE começou no século XXI. Vamos manter acesa a chama.
Obrigado por permanecer na tricheira e usar seus espaços em defesa da categoria.
Grande abraço.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MANTENHA-SE LIGADO(A)!!!


NOTA IMPORTANTE

(POSTADA AS 13:10 H DE HOJE, 15 DE SETEMBRO DE 2009)

MANTENHA-SE LIGADO. AINDA HOJE, OU NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ DE TERÇA, ENTRAREMOS NO AR COM ALGUMAS INFORMAÇÕES. POR ENQUANTO É PRUDENTE NÃO DAR OUVIDOS A BOATOS.

ELES NÃO PROCEDEM!!! HÁ DESOCUPADOS QUE CONTINUAM ALIMENTANDO UMA DANOSA CENTRAL DE BOATOS. COISA DE IRRESPONSÁVEIS, SADO-MASOQUISTAS !!!

AGUARDEM. ESTAMOS TENTANDO CONFIRMAR ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA TRANSMITÍ-LAS COM SEGURANÇA.

GRANDE ABRAÇO

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

TEREMOS REUNIÃO HOJE, COM CERTEZA



EDIÇÃO DA MADRUGADA DE HOJE, SEXTA FEIRA, DIA 12 DE SETEMBRO DE 2008
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS
Não podemos deixar a chama da esperança apagar por mais fortes que sejam os ventos. Estamos noi compasso de espera. Movimentamo-nos durante toda a semana na tentativa de desvendar o que ocorre nos bastidores da PGE e da SEPLAG. Nada conseguimos. Mas setores "bem informados" estão espalhando notícias contraditórias. Diante da ausência de informações oficiais é comum, mas não é natural, que alguns desocupados tentem plantar especulações as mais diversas. Às vezes até condimentadas com terrorismo com expressões dando conta do não cumprimento da proposta do governo.
Outras "informações" são alvissareiras e dão conta da disposição do governo de implantar imediatamente o nosso PISO. Por enquanto, nada de concreto. Portanto, não recomendamos que comecem a gastar por conta.
Acredita-se que o governo (leia-se PGE) deve estar trabalhando no sentindo de cumprir a sua parte do "acordo". A categoria fez a sua parte e espera reciprocidade.
A quinta feira foi pródiga em boatos, na sua maioria, bem favoráveis ao nosso desiderato.
Lembrou-nos a brincadeira infantil do interior (os mais antigos conhecem) o "chicote queimado". Saiu do gelo para o quente. Ah! como seria bom se fosse verdade!!!
Quem não souber o que é chicote queimado, é só clicar cobre a expressão sublinhada.
Aproveitemos enquanto o PISO não chega para aprender alguma coisa, espantar o tédio e manter o bom humor. Precisamos estar inteiros para usufruir dessa conquista. Nós vamos vencer.
De qualquer modo, "há algo no ar que não são apenas os aviões de carreira", como diria o saudoso Aparicio Torelli (o Barão de Itararé).
Quem quiser, pode pagar para ver.
Um grande abraço e até logo mais no SINDESP, às 10 horas.
Um bom dia.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATEN



EDIÇÃO DE HOJE, QUINTA FEIRA, DIA 11 de SETEMBRO de 2008


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS


Estamos passando rapidamente para comunicar que na próxima sexta feira, amanhã, dia 12, haverá reunião no SINDESP. Estamos empenhados em levar para os colegas as últimas informações disponíveis e que não devem ser publicadas no blog. O tempo está passando e necessitamos saber o que está ocorrendo nos bastidores.

Um grande abraço e até amanhã.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

URGENTÍSSIMO! AMANHÃ NÃO HAVERÁ REUNIÃO NO SINDESP!


EDIÇÃO DE HOJE, QUINTA FEIRA, DIA 04 DE SETEMBRO DE 2008
QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGOS
Estamos aqui para informar que depois de algumas discussões com alguns companheiros, optamos por não fazer a reunião de amanhã no SINDESP.
Não temos novidades. Uma viagem do Dr. Fernando inviabilizou a nossa ida à PGE. O presidente do SINDESP também está resistindo quanto à decisão de sexta feira da nossa reunião e ainda não protocolou a ata da Assembléia Geral junto à PGE.
Pedimos desculpas a todos pelo cancelamento só agora anunciado. Certamente alguns colegas irão até o SINDESP. Poderão até discutir assuntos do interesse da nossa categoria. Nós não estaremos lá. Vamos repensar as formas de atuação para não continuar com reuniões improdutivas, infrutíferas e de temáticas repetitivas.
Contamos com a compreensão de todos assegurando que continuamos firma na luta e, mesmo sem reuniões ampliadas, estamos buscando caminhos. O blog continuará disponibilizando as informações que nos chegarem. Portanto, continuem antenados.
Um bom fim de semana e um grande abraço